A população de Campo Maior foi homenageada e presenteada com uma pequena representação do que que são as verdadeiras Festas do Povo. No ano passado, foram 104 as ruas enfeitadas com flores de papel, num regresso da festa que já não se realizava desde 2004.
São os próprios residentes da vila alentejana que decoram as ruas com flores de papel e com outras criações em cartão. A dedicação em 2011 nas Festas do Povo valeu-lhes o primeiro prémio do Turismo de Portugal na categoria de eventos.
As últimas edições das Festas do Povo foram em 2004 e 2011. Este ano, como homenagem ao trabalho do povo, saiu à rua a primeira edição do Jardim de Papel que consiste na decoração do jardim municipal e de quatro ruas de Campo Maior com flores de papel. O objectivo é presentear a população com uma pequena amostra daquilo que são as habituais festas e manter viva a tradição.
O mau tempo na noite de 14 de Agosto aumentou a espera e adiou a noite da enramação para o dia 15 (a enramação marca o início do evento). O jardim floral já está “exposto” na vila do distrito de Portalegre, onde vai permanecer até dia 19.
A iniciativa do Jardim de Papel faz parte do programa da Feira de Santa Maria de Agosto. A programação inclui também a actuação de vários grupos musicais, workshops de pandeiretas ou flores de papel, um espaço dedicado à gastronomia e ainda uma feira de artesanato.
O evento foi organizado pelo município em parceria com a Associação das Festas do Povo e com o apoio de um grupo de pessoas que se voluntariaram para “erguer” este Jardim de Flores na vila de Campo Maior.