Fugas - notícias

  • Mariza junta-se a Roberta Sá em Brasília para o abraço inicial do Ano de Portugal no Brasil (dia 7 de Setembro)
    Mariza junta-se a Roberta Sá em Brasília para o abraço inicial do Ano de Portugal no Brasil (dia 7 de Setembro) Rui Gaudêncio
  • Está prevista a emissão conjunta de selos
    Está prevista a emissão conjunta de selos
  • Ney é estrela no espectáculo de abertura no Terreiro do Paço, Lisboa
    Ney é estrela no espectáculo de abertura no Terreiro do Paço, Lisboa
  • O chef brasileiro Thiago Castanho é uma das estrelas da tour gastronómica brasileira por Portugal
    O chef brasileiro Thiago Castanho é uma das estrelas da tour gastronómica brasileira por Portugal DR
  • Naná Vasconcelos estará em Lisboa, Coimbra e Porto
    Naná Vasconcelos estará em Lisboa, Coimbra e Porto

Até Junho, aquele abraço: É ano de Portugal no Brasil e ano do Brasil em Portugal

Por Fugas, Lusa

Um concerto com estrelas dos dois lados do Atlântico, Mariza e Roberta Sá, em Brasília, abre oficialmente, esta sexta-feira, um “abraço” que vai prolongar-se até Junho de 2013. Celebra-se o Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal com eventos mil.
De 7 de Setembro (Dia da Independência do Brasil) a 10 de Junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades) os dois países vão redobrar-se em iniciativas conjuntas e dedicar um "ano" (na verdade, uns nove meses) um ao outro. Objectivo: celebrar a História e cultura comuns e divulgar uma realidade contemporânea desconhecida, durante um conjunto de eventos culturais que decorrerão em cidades portuguesas e brasileiras.

O Ano de Portugal no Brasil arranca já esta sexta-feira, Dia da Independência brasileira, com uma cerimónia oficial em Brasília (no Teatro Nacional Cláudio Santoro), em que participa o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e um espectáculo que junta estrelas dos dois lados do Atlântico, Mariza e Roberta Sá, acompanhadas pela Orquestra Sinfónica Nacional.

As programações culturais vão decorrer em simultâneo nos dois países, estando prevista a apresentação de eventos em mais de 30 cidades brasileiras, cobrindo todas as regiões do país. Quando Miguel Horta e Costa, comissário-geral das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, apresentou o evento, em linhas gerais, em Lisboa, em Julho, anunciou que o lema da representação nacional é "Portugal Agora", centrando-se na modernidade e na inovação, nas áreas da cultura, economia e desenvolvimento empresarial, na tecnologia, ciência, educação e desporto.

Já a organização do Ano do Brasil em Portugal - numa programação repleta de música, teatro, exposições ou gastronomia - quer levar o público a uma viagem pelas diversas manifestações da cultura brasileira, e para além das grandes cidades. O ano verde e amarelo por terras lusas terá o seu primeiro grande momento popular nos espectáculos de abertura, dias 22 e 23 de Setembro, no Terreiro do Paço, em Lisboa: o primeiro dia será marcado pelos concertos de Ney Matogrosso e do Monobloco. O "abraço" musical prossegue dia 23 com os  portugueses Carminho, Paulo Gonzo e BOSS AC e os brasileiros Martinho da Vila, Zeca Baleiro e Zé Ricardo, que cantarão o repertório próprio e algumas músicas em conjunto.

--%>