Celebra-se esta sexta-feira o Dia Internacional da Paz e o mundo do turismo e das viagens celebra também o seu contributo para uma maior compreensão entre povos e culturas.
"Viajando promovemos a paz" é o tema de uma tertúlia, organizada pela Servas - uma organização não-governamental constituída por milhares de anfitriões e viajantes em todo o mundo - em colaboração com a Palavra de Viajante, livraria lisboeta (e a única do país) totalmente dedicada às viajens.
No encontro, com início às 18h, participam a jornalista Cândida Pinto, com anos de experiência em jornalismo de guerra e muitas viagens mundo fora, João Vicente do projecto Olhando pelo Mundo, Carolina Alves (da Eu e os Meus Irmãos, da Associação para o Desenvolvimento da Criança Eu e os Meus Irmãos), Alexandra Alves Luís e Elisa Rafael (da Servas Portugal) e ainda, via Skype - já que andam neste momento em viagens pelo mundo -, Luís Simões (o desenhador viajante da World Sketching Tour) e Filipe Morato Gomes e Luísa Pinto (que, com a Pikitim, andam a dar uma volta ao mundo em família que também relatam na Fugas).
Após a conversa colectiva, um jantar de confraternização sob a temática "Entre os templos de Bagan" (Birmânia/Myanmar). O jantar ajuda a criar o ambiente para o momento seguinte, a exibição do filme "The Lady - Um Coração Dividido", baseado na história verídica da política birmanesa Aung San Suu Kyi, Prémio Nobel da Paz em 1991, recentemente "libertada" de prisão domiciliária no seu país.
Na livraria (Rua de São Bento, n.º 30), pode ainda admirar-se uma exposição fotográfica de João Almeida e Ruben Vicente, "Pessoas e retratos de Myanmar".
A organizadora, a ONG Servas Portugal, foi fundada em 1949 e integra "cerca de 18.000 anfitriões e viajantes, em mais de 130 países". Acreditada no Conselho Económico e Social das Nações Unidas, tem por objectivo "promover a compreensão internacional através de contactos pessoais e da troca de experiências". A ONG "oferece uma 'porta aberta' para que a/o viajante possa participar, por um curto período, na vida diária das/os seus anfitriãs/ões".
Servas Portugal: Facebook | Blogue