Fugas - notícias

  • Romney num simulador de voo em Lutz, Florida, EUA
    Romney num simulador de voo em Lutz, Florida, EUA Mike Segar/Reuters
  • Romney e a esposa em conversa com os jornalistas
    Romney e a esposa em conversa com os jornalistas Brian Snyder/Reuters
  • Um momento de bolo no avião de campanha
    Um momento de bolo no avião de campanha Jim Young/Reuters
  • Romney brinca com o neto
    Romney brinca com o neto Jim Young/Reuters

Há uma razão para que as janelas dos aviões não se abram, mas Mitt Romney parece ter dúvidas

Por Alexandre Martins

É uma daquelas coisas que toda a gente sabe, mas nem todos conseguem explicar cientificamente: há uma razão qualquer para que não seja possível abrir as janelas de um avião, especialmente se esse avião estiver em pleno voo. Mas como a história das leis da física é feita de revoluções, o candidato do Partido Republicano à Presidência dos EUA, Mitt Romney, expressou dúvidas quanto à validade do argumento.

(Actualização: Afirmações de Romney sobre janelas de aviões eram piada, garante jornalista do NYT)

"Quando há um incêndio num avião, não há sítio para fugir. E não é possível fazer entrar oxigénio no avião porque as janelas não abrem. Não sei por que é que eles não fazem isso. É um problema sério. É muito perigoso", disse Mitt Romney, num comentário sobre a aterragem de emergência do avião em que viajava a sua mulher, na sexta-feira passada. Ann Romney e os restantes passageiros e tripulantes escaparam ilesos a um incidente provocado por um curto-circuito, que deixou a cabina de um avião Challenger 600 cheia de fumo.

"Felizmente houve oxigénio suficiente para o piloto e o co-piloto conseguirem fazer uma aterragem em segurança em Denver", concluiu o candidato do Partido Republicano, num discurso durante uma campanha de angariação de fundos em Beverly Hills, na Califórnia.


Humor nos media e nas redes sociais


A apresentadora e comentadora de assuntos políticos Rachel Maddow, da MSNBC, perguntou se também será um problema o facto de as armas não dispararem para trás; a blogger norte-americana Jessica Gottlieb pôs os seus filhos adolescentes a responder à questão de Mitt Romney; e, na caixa de comentários de um vídeo do programa TheYoungTurks, um utilizador do YouTube ensaia uma proposta eleitoral: "Acho que as leis da física estão a impedir o crescimento das empresas privadas. A minha primeira medida como Presidente será acabar com essas leis socialistas."

Ana Maria Mourão, professora de Física no Instituto Superior Técnico, explica cientificamente o que nem toda a gente parece saber: "A pressão na cabina é muito superior à pressão no exterior, para se poder respirar. Se se abrir uma janela, as pessoas são expelidas", explica, dando como exemplo o que acontece a uma panela de pressão.

Quando as palavras se tornam muito complicadas, nada como o actor William Shatner e um episódio da série Quinta Dimensão para explicar:

 

 

A campanha de Mitt Romney já tinha sido marcada pela recordação de um episódio com o seu cão Seamus, ocorrido em 1983. Durante uma viagem com a família Romney, Seamus passou 12 horas numa caixa própria para cães colocada na capota da carrinha, o que valeu ao actual candidato do Partido Republicano uma acusação pública de tratamento cruel de animais. Numa entrevista à estação de televisão ABC, em Abril deste ano, Mitt Romney disse à jornalista Diane Sawyer que a recordação desse episódio tinha sido o mais difícil de gerir na corrida à Casa Branca até então.

--%>