Fugas - notícias

O vídeo em que o republicano declara que as janelas dos aviões deveriam poder abrir tornou-se viral

O vídeo em que o republicano declara que as janelas dos aviões deveriam poder abrir tornou-se viral Brian Snyder / Reuters

Afirmações de Romney sobre janelas de aviões eram piada, garante jornalista do NYT

Por PÚBLICO

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, está a ser troçado no mundo inteiro por não saber que as janelas dos aviões não se podem abrir quando está a voar a grande altitude. Mas tudo não terá passado de uma piada contada num encontro com potenciais contribuintes para a sua campanha, afiança a jornalista do «New York Times».
O vídeo em que o republicano declara que as janelas dos aviões deveriam poder abrir tornou-se viral na Internet. Porém, os jornalistas que assistiram ao discurso de Romney acabariam por revelar que se tratou de uma piada que pôs toda a gente a rir, incluindo Romney, que a 6 de Novembro disputa com Barack Obama (democrata) a presidência dos EUA.

A história das janelas do avião surgiu no Los Angeles Times que construiu a notícia a partir de informações dadas por outros jornalistas - é comum na campanha eleitoral americana uma pool de jornalistas ser escolhida para assistir a determinado acto, tendo que passar a informação aos órgãos que ficaram de fora. Uma das jornalistas que assistiu de facto ao discurso foi Ashley Parker, do New York Times

A revista New York perguntou a Parker se, ao ouvir as afirmações, percebeu que era uma piada. Sem dúvida, respondeu ela. "Romney estava a brincar", disse, acrescentando que a pool não frisou isso aos colegas porque era óbvio. "Os jornalistas da pool passaram a transcrição integral dos comentários e ficava claro pelo contexto que ele não estava a falar a sério".

De facto, a maior parte dos jornais dos Estados Unidos (assim como as televisões) não deram qualquer importância às declarações ou mesmo aquela actividade de campanha. 

Mitt Romney relatava o acidente no avião em que a mulher, Ann, seguia na sexta-feira passada. Um curto-circuito criou um pequeno incêndio na cabine de pilotagem, que foi rapidamente apagado. Porém, o avião fez uma aterragem de emergência. Romney disse que era um perigo as janelas não poderem ser abertas, de forma a deixar entrar ar fresco que limpasse o fumo.

--%>