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    Os vinhos Ecce Homo Bodegas Aragonesas
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    A pintura original e após o "restauro" Centro de Estudos Borjanos
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    As Bodegas Ruberte também se inspiraram no tema
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    A igreja onde está o Cristo Centro de Estudos Borjanos

Ecce Homo de Borja transforma-se em vinho e já se pode beber

Por Fugas

Em Espanha, acaba de ser lançado um vinho solidário que se inspira numa das mais virais imagens dos últimos tempos, o “restaurado” Ecce Homo de Borja. Já é marca oficial.

A empresa espanhola Bodegas Aragonesas lançou os vinhos Ecce Homo, néctares "abençoados" com marca e rótulo inspirados na pintura que se tornou um fenómeno mundial após serem-lhe aplicadas as artes de restauro de Cecilia Giménez.

O Cristo do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, viral e uma atracção turística depois da restauradora amadora ter tornado o original um quase borrão, surge recriado nos rótulos dos vinhos, que têm a denominação de origem Campo de Borja, região de vinhos de Saragoça.

Apresentados há poucos dias, os vinhos Ecce Homo utilizam este golpe de marketing aliado a um conceito solidário. Segundo Enrique Chueca, director da empresa, citado pelo El País, há vários anos que as Bodegas Aragonesas queriam lançar um vinho com objectivos solidários. A oportunidade de promoção global da iniciativa surgiu após a polémica e fascínio mundiais com o "restauro" feito ao Cristo de Borja. Os lucros angariados com as vendas dos vinhos Ecce Homo serão destinados, informa a Europa Press, ao centro de dia da comarca local.

A marca Ecce Homo, adianta a empresa, foi registada oficial e legalmente e surge agora nos vinhos Garnacha 2011 e Garnacha Selección Viñas Viejas 2009. Os vinhos, tintos, são considerados de qualidade e vendidos a 3,95€ e 9,90€

A opção por não utilizar exactamente a imagem real do fresco transformado pela senhora Giménez, e antes uma interpretação, deve-se ao facto de existir alguma "confusão" no que diz respeito aos direitos de autor sobre a pintura, esclareceu Enrique Chueca ao jornal, sublinhando que este "é um projecto sério".

Antes das Bodegas Aragonesas, e poucas semanas logo após a descoberta do Cristo "restaurado", já outra empresa local, Bodegas Ruberte, tinha lançado vinhos com a imagem (mas não a marca) do Ecce Homo - no caso, praticamente igual ao "boneco" criado pela restauradora amadora.

Desde que o resultado do restauro feito por Dona Cecília se tornou viral, não só a igreja onde se encontra a pintura começou a cobrar pela entrada como surgiram, em Espanha e por todo o mundo, os mais variados itens inspirados pela figura do Ecce Homo de Borja.

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