Fugas - notícias

  • O fresco original antes do
    O fresco original antes do "restauro" e a versão pós-"restauro". Imagens divulgadas pelo Centro de Estudos Borjanos Centro de Estudos Borjanos
  • A igreja
    A igreja Centro de Estudos Borjanos

O «restaurado» Cristo de Borja já é uma atracção turística

Por Fugas

A nova versão do Ecce Homo da cidade espanhola de Borja, a pintura "restaurada" por uma amadora octogenária, já correu mundo e, em poucos dias, tornou-se um ícone pop viral, com direito às mais surpreendentes variações e paródias. Mas está também a levar milhares de visitantes à pequena cidade da província de Saragoça.

A pintura mural, que se encontra na igreja do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, não tem parado de receber visitantes e atenções. E já se fazem filas para admirar a nova "obra de arte".

Milhares de cidadãos estão a fazer autênticas romarias ao santuário, aguardando pelo momento de terem direito a uma fotografia com o Ecce Homo "restaurado", uma pequena obra que não tem mais de 50cm de altura por 40 de largura. No santuário, também não faltam jornalistas vindos não só de toda a Espanha como de todo o mundo.

A afluência é tal, relata o jornal espanhol El Mundo, que a autarquia de Borja já contratou um agente de segurança para garantir a civilidade - particularmente porque por estes dias se realizam na cidade as festas de São Bartolomeu. Sábado foi o dia central dos festejos mas é de esperar que o domingo seja também dia de grande afluência. Entretanto, foi mesmo colocado um cordão que cria um campo de protecção de metro e meio em redor da obra.

No local, a cena repete-se a cada momento. Os visitantes tentam chegar o mais perto possível da pintura, fotografam a obra e fotografam-se a si próprios com a dita, por vezes até com recriações teatrais que incluem levar uns pincéis e fingir que estão a trabalhar no "restauro"...

O presidente da câmara, Francisco Miguel Arilla, confirmou que não pára de chegar gente para ver o Cristo, incluindo de outros países. Referindo que o trabalho foi feito por uma anciã "com todo o carinho do mundo", sublinha que é uma "obra pequena e sem valor, que nem está sequer catalogada".

Ainda assim, um grupo de especialistas em restauro vai analisar e investigar possíveis soluções. Segundo Arilla, dezenas de meios de comunicação, de Espanha e de outros países, já manifestaram o seu interesse em fazer a cobertura da notícia.

Cecilia Giménez, 81 anos, é a responsável por toda esta esta comoção. A senhora, que "com boas intenções" refez a pintura e deu uma nova face ao Cristo, já sofreu ataques de ansiedade perante tal exposição global. Mas se uns riem e outros criticam, também não falta quem a apoie. Um dos organizadores das festas deste fim-de-semana, citado pela AFP, apelava ao público, de microfone na mão, que "apoiasse aquela que fez com que a nossa cidade seja conhecida em todo o mundo".

Com tantos visitantes a acorrerem à cidade para admirarem o Ecce Homo - da autoria de Elías García Martínez, um pintor local - não é de estranhar que a qualquer momento se multipliquem os souvenirs baseados na imagem "restaurada".

O próximo ponto alto da vida de Borja está marcado para Setembro: celebra-se "La Feria", entre os dias 18 e 23, tradicionalmente o período mais relevante de festejos populares da cidade.

Aproveitando o fenómeno Ecce Homo, a Fundação Sancti Spiritus (responsável pela gestão do Santuário) e a autarquia anunciaram um "concurso internacional de pintura de temática religiosa, relacionada com a figura do Ecce Homo, de estilo livre" - o concurso terá o nome do autor original da obra e um prémio sob a temática do restauro de obras de arte (os organizadores prometem mais informações sobre a competição em breve). 

--%>