Fugas - notícias

  • Vila Joya volta a vencer nos WTA
    Vila Joya volta a vencer nos WTA DR
  • O Joya, que também detém 2 estrelas Michelin, foi declarado pela 7.ª vez o melhor boutique resort do mundo
    O Joya, que também detém 2 estrelas Michelin, foi declarado pela 7.ª vez o melhor boutique resort do mundo Nuno Ferreira Santos
  • Conrad Algarve, chegar e vencer: abriu em Setembro e é declarado o melhor novo resort do mundo
    Conrad Algarve, chegar e vencer: abriu em Setembro e é declarado o melhor novo resort do mundo DR
  • Conrad Algarve,  o melhor novo resort do mundo, foi cenário dos WTA Europa em Outubro
    Conrad Algarve, o melhor novo resort do mundo, foi cenário dos WTA Europa em Outubro DR
  • TAP conquista WTA para a companhia aérea com melhores ligações à América do Sul
    TAP conquista WTA para a companhia aérea com melhores ligações à América do Sul Pedro Cunha
  • Índia foi anfitriã e conquistou troféu de melhor destino do mundo
    Índia foi anfitriã e conquistou troféu de melhor destino do mundo Ahmad Masood / Reuters
  • Melhor hotel do mundo:  Burj Al Arab, Dubai
    Melhor hotel do mundo: Burj Al Arab, Dubai DR
  • Melhor hotel de luxo: The Oberoi Gurgaon, Índia
    Melhor hotel de luxo: The Oberoi Gurgaon, Índia DR
  • Melhor companhia aérea: Etihad Airways dos Emirados Árabes Unidos (aqui um dos seus Boeing 787 Dreamliner)
    Melhor companhia aérea: Etihad Airways dos Emirados Árabes Unidos (aqui um dos seus Boeing 787 Dreamliner) DR
  • easyJet declarada melhor companhia aérea
    easyJet declarada melhor companhia aérea "low cost" Paulo Ricca
  • Machu Picchu, no Peru: melhor destino
    Machu Picchu, no Peru: melhor destino "verde" Picchu Ho New / Reuters
  • Melhor destino de praia: Turcos e Caicos
    Melhor destino de praia: Turcos e Caicos DR

Portugal conquista três «óscares» do turismo mundial

Por Carla B. Ribeiro, Luís J. Santos

A TAP e os luxos dos hotéis algarvios Vila Joya e Conrad Algarve valeram a Portugal três World Travel Awards. A gala dos "óscares" do turismo mundial, para os quais havia 15 nomeações lusas, decorreu esta quarta-feira em Nova Deli, Índia.

A hotelaria algarvia de luxo continua a dar frutos. O Vila Joya, de Albufeira, foi declarado o melhor resort boutique do mundo - o que acontece sem grandes surpresas já que tem dominado esta categoria nos últimos anos - enquanto o Conrad Algarve foi declarado o melhor novo resort. Aos dois prémios algarvios conseguidos na ronda mundial dos WTA, junta-se a distinção para a TAP de melhor companhia aérea de ligações para a América do Sul.

Há sete anos que o Vila Joya, com a praia da Galé aos pés e nascido pela vontade de um casal alemão, não deixa créditos por mãos alheias. E, uma vez mais, deixou para trás gigantes como o tailandês Six Senses Samui ou o Pacific Resort Aitutaki, nas Ilhas Cook. A verdade é que, desde 2006, o título de melhor resort boutique do mundo lhe pertence e 2012 não muda esta sina. O empreendimento algarvio voltou a seduzir os World Travel Awards, somando até à data sete títulos mundiais de melhor resort boutique, cinco óscares europeus na mesma categoria e ainda dois prémios regionais para melhor hotel boutique - em 2007, arrecadou ainda o prémio português para a melhor suite. O Vila Joya é ainda campeão no que diz respeito à restauração: mantém há anos duas estrelas Michelin (que revalidou recentemente).

A noite tem outro vencedor luso que é também uma vedeta algarvia. O Conrad Algarve Palácio da Quinta, que faz parte do universo Hilton (que no Algarve gere também também o Vilamoura As Cascatas), abriu em Setembro e foi para o painel mundial o melhor resort a inaugurar este ano. Na corrida estavam grandes investimentos hoteleiros na Turquia, Marrocos ou Tailândia, entre outros. O cinco estrelas algarvio era ainda candidato a melhor novo hotel de luxo mas perdeu o prémio para o Angel's Peninsula, da Turquia. Em Outubro, o Conrad foi o anfitrião dos WTA Europa, tendo sido premiado, à escala europeia, como melhor novo resort numa cerimónia que daria mais cinco distinções a Portugal.

Para a gala mundial em Nova Deli, realizada no hotel The Oberoi, Portugal levava mais 12 nomeações. Mas ficou-se pela honra. A TAP, além de melhor companhia para voar de e para a América do Sul, também concorria entre os melhores nas ligações europeias - perdeu para a Lufthansa. O Algarve, indicado para melhor destino de praia, viu-se ultrapassado pelas Ilhas Turcas e Caicos e Lisboa, na corrida pelos títulos de melhores destino, destino de cruzeiros e porto de cruzeiros, assistiu às vitórias da Índia, Peru e Dubai, respectivamente.

O Martinhal Beach Resort de Sagres, candidato a melhor villa resort, foi vencido pelo Round Hill Hotel & Villas (Jamaica), enquanto o Longevity Wellness de Monchique, na corrida pelo título de melhor hotel de bem-estar, foi ultrapassado pelo Grand Hotel Lienz, na Áustria, e o Choupana Hills da Madeira, que fazia as honras entre os boutique resort insulares, viu o Taveuni Palms, das Fiji, levar o galardão.

A melhor empresa de conservação foi a sul-africana Shamwari Game Reserve, deixando para trás a estreante Parques de Sintra - Monte da Lua. Já entre os prémios tecnológicos falharam a TAP, nomeada para melhor site de companhia aérea (venceu a Emirates), e o VisitPortugal, entre os melhores sites de um turismo oficial (o prémio foi para a Australia.com).

--%>