São nove amigos e, já no ano passado, organizaram uma "abraçada" em Lisboa. Foi no Chiado e distribuiu "abraços grátis" por toda a gente - uma ideia integrada no movimento mundial de "free hugs", que vai distribuindo simpatia e abraços por todo o lado.
Este ano, o abraço é dado a todos os que andarem pelo Terreiro do Paço em Lisboa, este sábado, a partir das 10h. A ideia passa por "promover 'o maior abraço de sempre' entre os portugueses e estrangeiros que estão de visita a Lisboa" mas, claro, não deixa ninguém de fora. Aliás, o objectivo é mesmo terminar a manhã com um grande abraço colectivo.
O abraço, particularmente aos turistas que estão de visita a Lisboa nesta época natalícia, é, sublinham no seu mote, "por cada um de nós e por Portugal". Não em vão, a acompanhá-los estará uma bandeira portuguesa sempre hasteada.
"Queremos fazer crescer a iniciativa e dar abraços, abraços a dois, de olhos nos olhos, fazendo mais, dando 'o maior abraço de sempre' a todos", explicam num comunicado.
E, para que não restem dúvidas, explicam que a iniciativa é "livre de marcas, patrocínios, agendas pessoais ou profissionais, apoios políticos ou religiosos, ou qualquer outro tipo de regime de exclusividade".
Sem outros interesses que não a partilha do abraço, o grupo convida toda a gente a "apoiar esta ideia" e a ir "dar ou receber um abraço". A "abraçada" continua: depois do Terreiro do Paço o convite é para "espalharem-se pela cidade para oferecerem o vosso abraço a quem passa".
Para quem torce o nariz ao conceito "abraços grátis", eles explicam: "claro que dar 'abraços grátis' é um pleonasmo. Eles já o são. Mas, ao dizê-lo e filmá-lo, fica a clara mensagem de que "as coisas mais importantes da vida não são coisas", não são nada que seja material, não são tangíveis e muito menos passíveis de serem adquiridas em troca de dinheiro".
__
Site | Página de Facebook | Evento no Facebook