Entre a Superbowl do futebol americano, lutas de camelos na Turquia, o Cinco de Mayo mexicano, o festival de teatro de Edimburgo ou o natal na Islândia, o calendário de "coisas a fazer em 2013" da CNN Travel não esqueceu a inclusão de uma grande festa portuguesa.
Para Junho, o guia de viagens americano, com natural impacto mundial, sugere uma passagem por Lisboa para assistir à "Festa de Santo Antonio" (é assim que vem destacada esta tradição alfacinha), sendo assinalado o dia 13 de Junho (o feriado lisboeta - e não só - dedicado ao santo).
O CNN Travel refere que uma "coisa boa" dos festivais religiosos na Europa Ocidental é que estes tendem a "não ser assim tão religiosos" - isto para assinalar o carácter de festa global da celebração.
"Atrai milhares de católicos que acreditam nos poderes miraculosos de cura do santo", escreve o canal. "Também atrai milhares de não-católicos" que "acreditam" noutros poderes de Santo António: os de "dar a toda a cidade uma desculpa para festejar com muita comida e vinho".
A CNN Travel, que não refere que é todo um mês de festas e de santos populares, erra, porém, num dado do texto, ao referir que a "festa é feita em honra do santo padroeiro da cidade". Um erro, aliás, muito frequente: é que apesar de Santo António ser o mais famoso santo de Lisboa, o padroeiro da capital é, na verdade, São Vicente.
O "calendário" de festas da CNN Travel pode ser visto aqui.