Fugas - notícias

  • Joana Abreu
  • Joana Abreu
  • Joana Abreu
  • Joana Abreu

Feira do Fumeiro em ritmo 'Gangnam Style' é vídeo viral na net

Por Amanda Ribeiro

“Fumeiro Style” é o novo êxito viral da Feira de Fumeiro de Montalegre. Culpado? Luís Pedreira, 28 anos, “barrosão de gema”, a fazer carreira no interior do país. A feira decorre de 24 a 27 de Janeiro.

Não está cientificamente provado, mas deve ser o comentário mais vezes repetido no final de cada vídeo musical-promocional da Feira do Fumeiro de Montalegre. "Mas quem é que se lembrou disto?" Pois bem, eis a resposta: Luís Pedreira, a irmã, Mariana Pedreira, e companhia ilimitada.

O ano passado, trocaram a letra do grande êxito "Ai Se Eu Te Pego" e puseram meio mundo a cantar sobre alheiras, chouriças e salpicões (já agora, quem diria que um presunto barrosão dava uma viola tão credível?).

Este ano, repetiram a fórmula e respectiva façanha - "Gangnam Style" virou "Fumeiro Style" e é o que se vê. Crianças a chocalhar fumeiros em frente ao Castelo de Montalegre, animais endiabrados, arriscadas manobras de "break dance", o Ti Carreira, qual PSY, a fazer frente a uma chuva de palha e, claro, o salpicão... cão... cão... cão. Em seis dias, já atingiu mais de 50 mil visualizações.

O segredo do sucesso? "Ser tudo genuíno", conta Luís, o realizador de 28 anos, que, desenganem-se, não é de todo novato nestas matérias meias virais. Quem é que não se lembra da Haka Barrosã? Ele estava lá. "Já éramos nós", recorda. "Nós", os Chouribebes de Barroso, grupo humorístico que formou com os amigos já em 2007. "Não tínhamos nada para fazer, decidimos apostar nas brincadeiras. E funcionou... se calhar não era uma ideia assim tão estúpida."

E, agora, um pequeno aparte: o rapaz que imortalizou o dito "Escacar Pedra" também integra estas produções. "É de Montalegre, meu amigo pessoal", conta Luís. "A avó dele também aparece no novo vídeo a dançar."

(Leia o artigo completo no P3)

Havemos de ir à feira
A Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso decorre em Montalegre, de 24 a 27 de Janeiro e integra pavilhões e tasquinhas. São 86 expositores (75 deles de fumeiro, outros de mel, licores, compotas, pão, etc). Estão presentes 80 produtores de fumeiro "com cozinha licenciada/atividade registada" e seis produtores de fumeiro possuem carta de artesão (e viram a sua atividade artesanal reconhecida oficialmente). O programa inclui provas e vendas, música e bailes ou encontros gastronómicos (“Reinterpretar a Tradição” com Chefe Diniz - Top Chefe 2012), jantares. No último dia, domingo 27, às 15h, a tradicional Chega de bois (Ponte da Pedra, Montalegre).

--%>