Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • Na Cantina da Estrela, no Hotel da Estrela, em Lisboa
    Na Cantina da Estrela, no Hotel da Estrela, em Lisboa Daniel Rocha

A experiência de Faulty Towers num jantar em Lisboa

Por Alexandra Prado Coelho

O caos é garantido num jantar servido por Basil, Sybill e Manuel, as personagens da série de humor britânica "Faulty Towers". A peça de teatro itinerante inspirada no trabalho de John Cleese dos Monty Python chega em Março ao Hotel da Estrela.

É possível que acabemos insultados e com fome. Ou, com sorte, talvez não. De qualquer forma será - dizem eles - "uma experiência", o que quer que isso signifique. "Faulty Towers The Dining Experience" é uma peça britânica - com um conjunto diferente de actores daquele que tornou a série da BBC um fenómeno -, que já foi apresentada em mais de vinte países e que chega em Março (entre 19 e 24) a Portugal, mais exactamente à Cantina da Estrela, o restaurante do Hotel da Estrela

Quem está familiarizado com o hotel original da série televisiva "Faulty Towers", e com a forma como muitas vezes os clientes são tratados pelo dono do estabelecimento Basil (na série interpretado por John Cleese, dos Monty Python), a sua mulher Sybil, e o empregado espanhol Manuel, está preparado para tudo o que possa acontecer.

Para quem não conhece a série, o melhor conselho é que comece por ver o episódio ("Gourmet Night) no qual Basil decide organizar uma noite gastronómica - o anúncio que publica num jornal é bastante claro ao dizer que não se aceita "gentalha", as hóspedes do hotel são mandadas comer no quarto para não incomodarem os clientes ilustres, e o jantar torna-se, claro, num desastre absoluto, depois de o cozinheiro francês apanhar uma bebedeira por perceber que Manuel não corresponde ao seu afecto por ele.

Não acontecerá o mesmo na Cantina da Estrela, porque o teatro itinerante é apenas inspirado na série e não utiliza os textos originais. A directora artística do espectáculo, Alison Pollard-Mansergh, explica no material de divulgação que quando começaram a fazer "The Dining Experience" em 1997 não queriam que houvesse qualquer confusão com o programa televisivo, que serve apenas de modelo.

Mas o caos será muito semelhante. Durante duas horas serão servidos três pratos, numa peça que, segundo a organização é adaptada a cada local onde é apresentada. A residência permanente do grupo é no West End, em Londres, mas existem seis elencos diferentes precisamente para que o espectáculo possa ser apresentado em vários países. No elenco que virá ao Hotel da Estrela, Rob Langston será Basil, Donna Gray será Sybill, e Frisch Terence fará de Manuel.

Na página do grupo há uma série de perguntas habituais e os respectivos esclarecimentos. Fica-se a saber que não é preciso levar roupa velha porque, em princípio, não será entornada comida em cima dos clientes, e que, mesmo sendo uma peça, é possível, no final de cada prato, ir à casa-de-banho. Quanto ao resto, é surpresa.

Os jantares começam entre as 20h e as 20h30, duram duas horas e custam 37,50 euros. As reservas já estão abertas (para jantar de 20 a 24 - para a noite de 19 não é possível reservar) e podem ser feitas através de estrela@themahotels.pt ou do telefone 211900100.

__
Para recordar a série original:


 

--%>