Fugas - notícias

  • A onda que correu mundo e que pode dar novo recorde a MacNamara (foto: Nazaré Qualifica – To Mané, Triangulo)
    A onda que correu mundo e que pode dar novo recorde a MacNamara (foto: Nazaré Qualifica – To Mané, Triangulo)

«A onda que o mundo não viu» mostra como o português António Silva surfou as ondas de McNamara

Por Fugas

Vídeo que lembra como António Silva cavalgou as ondas gigantes da Nazaré torna-se viral.

 

"Eu não fui fazer surf para as pessoas me darem palmadas nas costas", diz António Silva, o surfista português que andou nas mesmas ondas gigantes da Nazaré que Garret McNamara celebrizou.

"Se eu apanhar isto" é "a maior onda da minha vida". E foi assim que António Silva deu por si a cavalgar as ondas gigantes da Praia do Norte. O vídeo, divulgado no YouTube via MontepioTV (no âmbito do projecto Mare Nostrum dedicado aos temas do mar), é anunciado como contendo "imagens em exclusivo mundial da onda surfada" por Silva e realça como o surfista, sem os patrocínios ou protecções de McNamara, entrou num momento histórico.

"Sabia que ia ser um dia para a história. E que me ia divertir, acima de tudo. Ia ali para curtir umas ondas", relembra, sublinhando que "passaram-se algumas coisas", "não deram os devidos créditos". Evocando "o povo português, a comunidade do surf, do bodyboard", comenta que "a comunidade do mar ficou sentida" e que, "de certa maneira teve uma revolta". "Isso deixou-me orgulhoso de ser português", conclui.

Ao PÚBLICO, António SIlva já tinha comentado que, quando chegou, "nem queria ver o mar, porque sabia que ia ficar com receio. Quando cheguei e vi que eles lá andavam, disse: 'Também vou'".

O surfista português referia que até costuma surfar outro tipo de ondas: "Nomeadamente na Ericeira e em Peniche. Ondas mais tubulares, mais ao estilo do bodyboard", explicava. Mas não resistiu ao apelo das "gigantes" da Nazaré e meteu-se na água, a reboque da moto de água pilotada por Ramón Laureano.

"Quando cheguei à moto de água, viraram-se para mim e disseram que tinha sido o maior dia de sempre na Nazaré. Eu só disse: ´Meu Deus, onde é que eu estou´".

Uma simples "investida à Nazaré" acabou por resultar na "maior surfada da história". "Voltámos inteiros, que foi o mais importante. Foi um dia histórico", concluía.    

Publicado a 18 de Fevereiro, o vídeo, em menos de 24h, somava já mais de 20 mil visualizações.

--%>