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Na nova campanha do Turismo de Portugal, o melhor do país são os portugueses

Por Luís J. Santos

A nova promoção do Turismo português tem como pedra-de-toque a hospitalidade lusa. Inclui vídeo  ao som de Dead Combo e Mário Pacheco, em que turistas de vários países testemunham o bom acolhimento dado por portugueses


A campanha do Turismo de Portugal, apresentada esta quarta-feira na BTL 2013 - a feira de turismo portuguesa, assenta, também, nos testemunhos de turistas que atestam os motivos que levam a que o "bom acolhimento dos portugueses" seja "conhecido em todo o mundo" e "valorizado pela maioria dos turistas que nos visitam".  Em simultâneo, o vídeo agora estreado "reconhece as pessoas que trabalham no sector", como resume o Turismo português. "Tem um caráter motivacional, uma vez que se dirige aos portugueses em geral e aos profissionais do sector em particular", explicam no canal de YouTube.

O vídeo - apresentado sob o título "Portugal, Portugueses"  -, de cerca de três minutos, mostra turistas de diversas proveniências a recordarem, embora já estejam noutras geografias, as suas férias em Portugal. Tudo ao som de "Coração Atlântico", tema pelos Dead Combo - a banda que se tornou um caso mundial após o destaque dado no "No Reservations" lisboeta de Anthony Bourdain - e Mário Pacheco (guitarra portuguesa).
 
Começa com Marc e Yann, dois rapazes de mochila às costas. "Portugal, país lindo", dizem enquanto avançam pela estrada. "Mas, sabes, o melhor foi a Ana" - uma portuguesa simpática que lhes terá mostrado o melhor do país.
 
O filme prossegue este registo, com elogios da espanhola Mercedes à gastronomia portuguesa (enquanto se vê o chef Avillez a preparar mais um prato), uma família brasileira a recordar o seu guia Eurico ("é família, viu"), o britânico Jamie a elogiar o seu professor de surf que o tratou "como um filho", as francesas Jacqueline e Paulette que se recordam "sobretudo do sr. António", "o seu sorriso inesquecível"; ou a holandesa Marilie que não esquece o Daniel (a quem dá logo um beijo).
 
"Por sermos como somos, oferecemos a quem nos visita momentos de felicidade que os faz querer regressar", conclui o vídeo, que estará disponível online em cinco idiomas (português, inglês, francês, castelhano e alemão).
 
O novo plano de promoção tem outras particularidades: aposta exclusivamente no online e é vocacionado para as redes sociais. A campanha inclui ainda plataformas específicas, "segmentadas de acordo com os produtos turísticos" (city breaks, natureza, surf, golfe ou turismo religioso) e iniciativas interactivas, como a "Be our guest", em que "os turistas são convidados a testemunhar no Facebook do Turismo de Portugal a sua experiência no país" - quem tiver os testemunhos mais votados habilita-se a "regressar a Portugal gratuitamente". "A campanha vai sendo construída pelos próprios turistas através destes testemunhos", resume o Turismo português em comunicado.
 
A aposta nas redes sociais é estrutural nas novas campanhas portuguesas. O Turismo de Portugal adianta mesmo ter como objectivo triplicar, até final do ano, o número de seguidores da sua página no Facebook (actualmente, são cerca de 114 mil).
 
Os planos passam também por apostas em mercados muito específicos: por exemplo, para o surf, há o site “Portuguese Waves”, para o golfe o “Portugal's Mastershots”, para o turismo religioso destaca-se “Caminhos da Fé” (com as principais manifestações religiosas, locais e roteiros religiosos), para o turismo residencial o programa “Living in Portugal”.

Incluindo ainda estratégias de promoção direccionadas a empresas e parceiros ou eventos de turismo, a campanha global terá acções directas em 13 países: Polónia, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda, França, Suécia, Brasil, Irlanda, Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca e Rússia. 
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