A BBC Worldwide, o braço comercial da BBC, vai vender a uma empresa americana a marca de guias de viagem Lonely Planet por 50 milhões de libras (58 milhões de euros), cerca de 93 milhões de euros menos do que pagou aquando da sua aquisição em 2007.
Diane Coyle, vice-presidente do BBC Trust, afirmou que a prioridade da Worldwide será, a partir de agora, a programação da BBC.
A BBC adquiriu a Lonely Planet em vésperas da recessão mundial. Desde então, o mercado das viagens tem-se reduzido significativamente e o dólar australiano tem aumentado de valor – para uma empresa sediada em Melbourne, na Austrália, isto significou que os custos de operação subiram em flecha.
Em 2012, quando já se especulava sobre a possível venda da Lonely Planet, a BBC optou por não responder às dúvidas sobre se a empresa chegou a lucrar. Contudo, sob a alçada da BBC, a marca alargou as suas receitas digitais de 9% das receitas totais para 27%, expandindo-se também para a televisão e lançando 15 edições internacionais da revista.
A empresa será comprada pela NC2 Media, uma empresa americana do bilionário Brad Kelley que se especializou na criação, aquisição e distribuição de conteúdos digitais. A NC2 Media pagará 41,2 milhões de libras (48 milhões de euros) quando o negócio for finalizado, pagando o resto daqui a um ano.
Daniel Houghton, director executivo da NC2 Media, disse ao jornal Guardian que estão "perante o desafio e a promessa de aliar a melhor empresa de informação sobre viagens do mundo com o potencial infinito da tecnologia digital do século XXI”.
Quatro décadas de LP
A Lonely Planet nasceu em 1972, fruto de uma grande viagem pela Ásia realizada pelo casal Tony e Maureen Wheeler. O primeiro guia, assinado por ambos, seria Across Asia on the Cheap. Foi o primeiro passo para uma revolução no mundo dos guias de viagens. Quatro décadas (e muitos e diversos projectos editioriais), a LP soma mais de cem milhões de livros vendidos e multiplica-se em plataformas, entre as presenças na net, os livros em papel e electrónicos, televisão, . Em 2011, o casal Wheeler vendeu à BBC Worldwide os 25% que lhe restavam da LP (a BBC já tinha adquirido a tranche restante). Leia a história da LP, contada por Wheeler à Fugas, aqui.