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Pestana estreia-se nos EUA com hotel art déco em Miami

Por Luís J. Santos

A internacionalização da rede Pestana prossegue com unidade no coração de Miami Beach. É o primeiro grupo português a ser proprietário de um hotel nos EUA

"Uns portugueses tinham comprado este prédio para fazer 'condos' [unidades em condomínio]", conta-nos Dionísio Pestana, o presidente do grupo Pestana, à sombra de um recanto no pátio da piscina do seu novíssimo hotel, o Pestana South Beach, inaugurado esta segunda-feira no coração de Miami Beach. Em 2008, "quando viemos cá com um agente", recorda, "nem sabíamos quem eram os proprietários. Gostámos imenso do prédio e depois, mais tarde, quando entrámos em contacto com os proprietários é que descobrimos que era um empresário do Norte [de Portugal]". Coincidências lusas que, por fim, deram origem ao primeiro hotel Pestana nos EUA, um mercado que ainda não tinha visto a insígnia de nenhuma grande cadeia hoteleira portuguesa no seu território.    
 
A escolha de Miami em detrimento de outras hipóteses americanas deveu-se ao facto de, sublinha Dionísio Pestana, "Miami ter muita procura". "É uma grande capital do turismo, com uma ocupação hoteleira altíssima." 

O novo hotel Pestana South Beach, a dois passos dos epicentros da vida de Miami Beach, é um "boutique hotel" (considerado de quatro estrelas) desenvolvido a partir de um edifício art déco, histórico e protegido que foi recuperado (a fundo, até porque pelo meio sofreu um incêndio) e que, aliás, já estava a funcionar em regime de "soft opening" desde Fevereiro. "Um investimento de cerca de 20 milhões de euros", refere o responsável, salientando que se pretende apostar na conquista dos hóspedes norte-americanos. A estes seguem-se os brasileiros - uma comunidade turística de força em Miami - e os portugueses.

Com uma fachada cinematográfica vintage - como todas as do protegido Art Déco District de Miami -, reparte-se por quatro edifícios, oferecendo um ambiente "rétro beach" que casa na perfeição com os sinais e espírito da sua arquitectura - que obrigam a sobriedade nas cores e decorações para que os detalhes arquitectónicos sobressaiam e sejam os verdadeiros pontos de atracção. Entre a branquidão geral e obrigatórias cores leves, é todo passado à informalidade e limpeza global do design. Pelos diferentes espaços, fotografias históricas de vida balnear sublinham o mote rétro.

Além de 97 quartos e suites, oferece ainda dois luxuosos apartamentos de dois quartos. A marcar a vida do hotel, um café com esplanada, jardim-lounge e, claro, a piscina em pátio central para refrescar dos calores tropicais de Miami.

O hotel fica a poucos minutos da Ocean Drive, a dinâmica avenida balnear de South Beach, do Miami Beach Convention Center ou da Lincoln Road e ruas adjacentes - centros imparáveis de compras, restauração e animação ao ar livre. Uma noite no novel Pestana custa desde cerca de 200€ (há promoções para a época baixa que aí vem desde cerca de 140€).

A inauguração do hotel de Miami é uma festa 2-em-1, que envolve grande parte da família Pestana, além de, claro, outros convidados: é o dia em que Dionísio Pestana, que criou e preside o grupo há mais de quatro décadas, celebra 61 anos. "Uma festa familiar para um grupo familiar?". "Exactamente", sorri o empresário.


Pestana no mundo

Miami é só mais uma viagem no ritmo da internacionalização do grupo. É o terceiro hotel fora de Portugal que abre em cerca de cinco meses, depois de hotéis na Colômbia (Bogotá) e Marrocos (Casablanca). "De há dez anos para cá, a nossa prioridade é a internacionalização", sublinha Dionísio Pestana. Com o South Beach, o grupo soma 25 unidades fora de Portugal (15 no Brasil).

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