Fugas - notícias

  • Em 2013, há 277 bandeiras azuis
    Em 2013, há 277 bandeiras azuis Nuno Oliveira
  • Na lista, há oitro praias novas
    Na lista, há oitro praias novas Público

Praias portuguesas com número recorde de bandeiras azuis

Por Público e Lusa

A bandeira azul vai estar hasteada este ano em 277 praias portuguesas, um número recorde nos 27 anos de existência da Associação Bandeira Azul da Europa.

Portugal terá este ano 277 praias com bandeira azul, o símbolo europeu de qualidade das zonas balneares. São 262 praias costeiras e 15 praias fluviais, segundo dados apresentados pela Associação Bandeira Azul da Europa. 

O número supera o recorde do ano passado, em que 275 praias foram galardoadas. Há ainda 14 marinas que hastearão a bandeira, o mesmo número que em 2012.

O número de bandeiras azuis subiu na zona Centro do país (mais quatro praias), no Alentejo (mais uma) e na Madeira (mais duas) e manteve-se nas regiões Norte, Tejo e Algarve. Nos Açores há cinco bandeiras a menos, “porque o município da Praia da Vitória não conseguiu reunir condições para se candidatar”, disse o presidente da ABAE, José Archer, citado pela agência Lusa.

Na lista das praias galardoadas, há oito estreantes, seis que voltam a ostentar o símbolo e 12 que o perdem. Entre estas últimas estão, por exemplo, as praias Pedras Brancas e Azul (Matosinhos), São João da Caparica (Almada) e Falésia-Açoiteias (Albufeira).

No grupo das que recebem ou recuperam a bandeira, estão, entre outras, as praias de Paimo e Fragosa (Póvoa de Varzim) e Califórnia (Setúbal).

Cerimónias oficiais de hasteamento das bandeiras azuis serão realizadas dia 1 de Junho em Lagos, 11 de Junho em Coimbra, e 15 de Junho na Marina da Quinta do Lorde, na Madeira.

A bandeira azul é atribuída a zonas balneares que cumpram cerca de três dezenas de critérios, desde a qualidade da água à acções de educação ambiental.

--%>