Fugas - notícias

  • O novo coronavírus infecta mais rapidamente as células dos pulmões
    O novo coronavírus infecta mais rapidamente as células dos pulmões Pedro Cunha/Arquivo
  • Dengue: a doença propaga-se através de vários mosquitos do género Aedese
    Dengue: a doença propaga-se através de vários mosquitos do género Aedese Reuters

DGS alerta viajantes para dengue em Angola e coronavírus na Arábia

Por Público

A Direcção-Geral da Saúde lançou dois alertas aos viajantes: aconselha higiene redobrada em viagens à Arábia devido a coronavírus e avisa para cuidados a ter com surto de dengue em Angola

Angola

Estão a ser detectados casos de febre de dengue em pessoas que estiveram recentemente em Angola. Num comunicado, o director-geral do organismo lembra também que “a febre de dengue encontra-se, igualmente, difundida na maioria das regiões tropicais e subtropicais do Globo” e que a doença é transmitida pela picada dos mosquitos infectados com o vírus, não podendo ser passada de pessoa para pessoa.

Propaga-se através de vários mosquitos do género Aedese e provoca sintomas semelhantes a doenças como constipações e gripes, podendo tornar-se hemorrágica e mortal. Assim, Francisco George recomenda às pessoas que durante a estadia ou até 21 dias depois de regressarem de Angola ou de outras zonas onde exista a doença que fiquem atentos às “queixas sugestivas de dengue, nomeadamente febre de início súbito com dores de cabeça, dores musculares, dores articulares, ou ainda, mais raramente, manchas no corpo ou hemorragias”.

Em relação ao tratamento,  alerta que está contra-indicado o uso de medicamentos como a aspirina (ácido acetilsalicílico) e de anti-inflamatórios não esteróides como o ibuprofeno. Para controlar a febre deve dar-se preferência ao paracetamol e ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou contactar o médico assistente.

“A principal medida de prevenção é a protecção contra a picada de mosquitos, através do uso de roupas adequadas e da aplicação de repelente”, explica Francisco George. Assim, e uma vez que não existe vacina, em caso de viagem para Angola as autoridades de saúde recomendam que os turistas utilizem roupas frescas, largas, de preferência de cores claras e que cubram o máximo possível o corpo. Há mais recomendações que foram dadas aquando do surto na Madeira.

Quanto ao alojamento, diz o mesmo comunicado, sítios com ar condicionado e com redes mosquiteiras são os mais aconselhados. Mesmo assim não é de descartar a aplicação de repelente no corpo, sobretudo nas zonas expostas, mas tendo sempre em consideração as recomendações de cada produto.

Até à semana passada a dengue tinha sido diagnosticada em 30 portugueses, nomeadamente na consulta pós viagem do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa, adiantou a Lusa. [leia o artigo completo no PÙBLICO]

Arábia

A Direcção-Geral de Saúde aconselha os cidadãos que viajarem para a Península Arábica a terem cuidados redobrados com a higiene das mãos e evitarem o contacto com animais, para prevenir o coronavírus, um vírus potencialmente fatal.

O coronavírus, da família dos vírus que causam a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) causou a morte a cinco pessoas na Arábia Saudita, anunciou na madrugada desta quinta-feira o Ministério da Saúde daquele país. O novo coronavírus infecta mais rapidamente as células dos pulmões do que o vírus que causou a pneumonia atípica em 2002 e 2003, na China, e matou na altura perto de 774 pessoas, segundo revelou um estudo publicado em Fevereiro na revista mBio, da Sociedade Americana para a Microbiologia.

Os sintomas desta pneumonia atípica são febre, tosse, dificuldade de respirar e falta de ar. Os primeiros sintomas aparecem dez dias depois de se contrair a doença, de acordo com o que se sabe. O novo coronavírus está mais próximo de um coronavírus encontrado nos morcegos, que são, para já, uma potencial fonte primária do novo surto.

--%>