Fugas - notícias

Temperaturas baixam ligeiramente mas «onda de calor» já é oficial

Por Hugo Daniel de Sousa

Os termómetros vão registar uma descida das temperaturas médias, mas não o suficiente para que se saia de uma situação de onda de calor
“As temperaturas estão tão altas, que mesmo descendo ainda serão elevadas. Continuam a ser necessárias todas as precauções, porque vamos continuar no Verão”, disse ao PÚBLICO a meteorologista Paula Leitão.
 
Vários distritos entram, esta segunda-feira, tecnicamente numa situação de onda de calor (seis ou mais dias consecutivos com temperaturas superiores ao habitual para a época do ano) e, embora os termómetros comecem a descer, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém o conselho de cuidado especiais.
 
Os distritos de Braga, Bragança, Vila Real, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora estão sob aviso laranja, situação que se manterá terça-feira nos casos de Bragança, Vila Real, Guarda e Castelo Branco.

“Vai haver uma descida gradual da temperatura, a partir de segunda-feira (8 de Julho). Essa queda acentua-se na terça e na quarta. Mas na terça-feira e quarta-feira ainda teremos avisos amarelos”, ressalvou a meteorologista.

Além da redução gradual da temperatura máxima nos próximos dias, também se vão registar descidas nas temperaturas mínimas, “o que trará mais conforto”, nomeadamente no arrefecimento das casas à noite.

Ainda assim, o IPMA mantém os conselhos que têm sido divulgados nos últimos dias, nomeadamente evitar a exposição directa ao sol e aumentar a ingestão de água.

Acompanhe o trabalho especial do PÚBLICO sobre incêndios e florestas e consulte as previsões do site de meteorologia do PÚBLICO.
--%>