De que conversaríamos se o Marquês de Pombal nos convidasse para jantar no seu palácio? De tudo e de nada, talvez da necessidade de termos tempo, da decadência instalada, das receitas para o desastre, de ideias para Lisboa. O Marquês (serão vários) voltará ao seu palácio na Rua do Século para descobrir que hoje ali funciona a galeria Carpe Diem e que o tempo deixou marcas profundas. Será bem recebido: o jornalista Carlos Vaz Marques fará as honras da casa. O programa chama-se Política à Mesa e faz parte da exposição A Realidade e Outras Ficções, com curadoria de Mariana Pestana e integrada na 3ª edição da Trienal de Arquitectura, que arranca em Setembro.
Os jantares realizam-se aos sábados entre 15 de Setembro e 14 de Dezembro e terão menus temáticos pensados pelo Center for Genomic Gastronomy, grupo que trabalha experiências ligadas a comida, e que, neste projecto, vai colaborar com as escolas de hotelaria de Lisboa, Estoril e Setúbal.
A 15 de Setembro, o Política à Mesa é lançado com o Governo Sombra da TSF: João Miguel Tavares, Pedro Mexia e Ricardo Araújo Pereira. Os jantares seguintes dividem-se entre os três temas: Voltar a ter tempo (em que a comida servida será resultado dos mais ineficazes processos de cultivo, transporte e distribuição) terá como "marqueses" o escritor Gonçalo M. Tavares (21 de Setembro), a empresária Catarina Portas (28), o crítico e curador Delfim Sardo (5 de Outubro), o coreógrafo Rui Horta (12/10) e o sociólogo António Barreto (19/10).
O segundo tema é Caviar para todos e a refeição será "decadentista". Para discutir se "as experiências do verdadeiro decandentismo estão apenas ao alcance de alguns", os "marqueses" serão a psiquiatra Joana Amaral Dias (26/10), a socióloga Maria Filomena Mónica (2/11), a jornalista Clara Ferreira Alves (9/11) e o historiador Rui Tavares (16/11).
Por fim, para o tema Receitas para o desastre: a actriz Inês Medeiros (23/11), a vereadora Helena Roseta (30/11), o poeta e padre José Tolentino Mendonça (7/12) e ainda se promete um convidado surpresa (a 14/12). A comida será inspirada em "histórias de fim de mundo e últimas ceias".
Aos "marqueses", apenas uma exigência: cada um terá que dar uma ideia para Lisboa.
______
Informações
Os jantares de sábado têm como convidado um "marquês", mas às quintas e sextas há também jantares, embora sem convidados.
Local: Palácio Pombal Rua do Século n.º 79, Lisboa
Preço: 35€.
Reservas online: The Planetary Sculpture Supper Club