Fugas - notícias

Rui Paula partilha receitas da cozinha do DOP

Por José Augusto Moreira

"Uma Cozinha no Porto" é o novo livro do "chef" portuense

Tal como o vinho do Porto, que se cria no Douro e se dá ao mundo a partir do Porto, também Rui Paula lançou raízes como cozinheiro na região duriense e abraça agora o desafio cosmopolita a partir da cidade onde o rio se faz ao mar. Uma Cozinha no Porto é o título para o novo livro do chef portuense, onde dá a conhecer as raízes e o sentido da cozinha que pratica no DOP, o restaurante que há quase quatro anos abriu no coração da zona histórica da cidade e é hoje um referência gastronómica incontornável.

À semelhança do que aconteceu com Uma Cozinha no Douro, ligado à experiência de sucesso no DOC, no coração do Douro, o livro dá conta do trajecto, vivência e memórias que o moldaram como mestre que é da arte dos fogões.

Um percurso que desagua no Porto urbano, burguês e cosmopolita, mas que não esquece também as comidas de outrora, as receitas antigas e produtos da terra. Bem pelo contrário, é com base nesse património da memória, aromas e sabores da infância vivida por entre vinhedos do Douro que se ergueu a património da UNESCO que Rui Paula desenha a sua cozinha actual.

De inspiração urbana, aberta ao mundo e às suas tendências mais vanguardistas, mas sempre ancorada no saber e experiência do receituário tradicional. E também nos produtos locais, do mar e da terra. Isso mesmo mostram as dezenas de receitas e preparados que o chef partilha com os futuros leitores. E com todos os pormenores. Dos mais típicos e afamados pratos portuenses, como as tripas ou o bacalhau, aos peixes, carnes e sobremesas, que na cozinha de Rui Paula se vestem com apontamentos de requinte e modernidade. Há até a sua versão para a modernice da francesinha.

A par das receitas e dos textos de Pedro Garcias, Uma Cozinha no Porto oferece também um belíssimo conjunto de fotografias com a assinatura de Nelson Garrido, fotojornalista do PÚBLICO.

O livro é lançado já na quinta-feira, no DOP, e é apresentado pelo novo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

--%>