Fugas - notícias

O maior presépio em movimento do mundo é português

Por Fugas

Tem cerca de 7500 peças mas foram precisas apenas 162 para que o presépio de São Paio de Oleiros conquistasse o recorde oficial do Guinness. Pode ser visitado até Março.

Conhecido como o Presépio da Cavalinho, em São Paio de Oleiros (Santa Maria da Feira), bateu o recorde do Guinness – antes na posse da cidade do México, com 40 peças – e recebeu o estatuto de presépio com o maior número de peças mecânicas do mundo.

Do presépio desta empresa familiar, constituído por cerca de 7500 peças, foram contadas pela autoridade mundial de registo de recordes “apenas” 162 peças mecânicas, sendo que só foram considerados os elementos com uma altura média de 20 centímetros e estritamente relacionados com a história do nascimento de Jesus.

O fundador da Cavalinho - marca de malas e calçado – Manuel Jacinto Azevedo tem investido neste presépio que começou por ser um projecto pessoal e que actualmente, adianta a Lusa, envolve mais de 30 voluntários, na sua maioria funcionários da empresa que, conta Azevedo, reservam para o efeito as suas horas vagas e fins-de-semana.

“Não é só o dinheiro que faz isto, como algumas pessoas pensam. É preciso apaixonarmo-nos por este trabalho e foi isso que aconteceu com todas as pessoas que têm vindo a colaborar com o presépio, com tanto sacrifício das suas horas livres e das suas famílias”, disse o empresário. O novo recordista declarou ainda que o certificado é para ser “partilhado com toda a gente que ajudou” a concretizar o projecto.

O presépio tem crescido de dimensão todos os anos e ocupa actualmente cerca de 3.500 metros quadrados, nos quais se incluem, por exemplo, cerca de 55 quilómetros de cabo eléctrico, 5.000 lâmpadas LED, 10 quedas de água, 100 sensores de movimento e “umas quantas toneladas de barro, areia, saibro e terra” para efeitos decorativos realistas.

Fora do recorde ficaram componentes como comboios e teleféricos, ciclistas e santos motoqueiros ou mesmo réplicas de Amália, do Papa João Paulo II, de Nossa Senhora de Fátima e os pastorinhos, entre bandas filarmónicas e orquestra de pais Natal e um sem-fim de figuras e recriações.

Por altura da entrega do certificado oficial, o britânico Pravin Patel, júri do Guinness, confessou estar “absolutamente fascinado por todas as peças do presépio”, e ter sido um “prazer caminhar pelas suas salas”.

Com mais de 500 mil visitantes em 2012 e já na 9ªedição, o Presépio da Cavalinho está actualmente em exibição pública e pode ser visitado todos os dias gratuitamente até 7 de Março, das 9h às 00h.

--%>