Fugas - notícias

A Internet nos quartos dos hotéis portugueses é um pesadelo?

Por Fugas

Portugal está em último lugar a nível de Internet em quartos de hotéis num estudo que analisou dados de 35 países.

O portal Trivago – utilizado mensalmente, segundo dados deste motor mundial de busca de hotéis, por cerca de 45 milhões de pessoas – elaborou um ranking com a percentagem de hotéis que disponibilizam Internet (paga ou grátis) nos quartos entre os 35 países “mais populares” no motor de busca.

Resumindo e concluindo, o estudo aponta para que Portugal seja o país onde há menos hotéis com tal serviço. Menos de metade dos hotéis nacionais disponibiliza Internet nos quartos, o que dá ao país o 35.º lugar neste top, com uma percentagem de 45,21%, muito próximo da Espanha, Áustria ou Grécia, todos abaixo dos 50%. Já a Alemanha fica pouco acima do limiar dos 50% (tem mais 0,76%), em 31º lugar.

A liderar a lista estão os Estados Unidos, onde praticamente nove em cada dez hotéis (89,09%) disponibilizam Internet nos quartos.

A Nova Zelândia é o único país, depois dos EUA, a conseguir ultrapassar a barreira dos 80%. Seguem-se a Roménia (78,65%), Canadá (77,98%) e a Holanda (77,52%), que também ocupam posições de destaque nesta lista. 

Segundo as conclusões do Trivago, os países da Europa de Leste acabam assim por apresentar uma performance relativamente positiva, contrariamente aos países do sul europeu, com Portugal, Espanha, Grécia, Chipre e Itália a ocuparem os últimos lugares. “Um indicador importante numa altura em que o acesso ao mundo digital se torna, cada vez mais, indispensável”, sublinham em comunicado os responsáveis pelo ranking.

Para o estudo, foram analisadas “as características de todos os hotéis disponibilizados no Trivago”, anunciado como “o maior motor de busca de hotéis do mundo”. O portal compara mais de duas centenas de sites de reservas, somando, indicam, mais de 720 mil unidades hoteleiras. Para as contas do top, só foram considerados hotéis com “Internet no quarto (por cabo ou wi-fi)”, sem levar em conta se grátis ou com custos adicionais.

--%>