Fugas - notícias

  • Porto, o Destino Gastronómico do Ano
    Porto, o Destino Gastronómico do Ano Fernando Veludo/nFactos
  • Uma prova de vinhos no DOP de Rui Paula no Porto, o Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos
    Uma prova de vinhos no DOP de Rui Paula no Porto, o Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos Fernando Veludo/nFactos
  • Quinta do Noval Nacional Vintage 2011 foi declarado Vinho do Ano
    Quinta do Noval Nacional Vintage 2011 foi declarado Vinho do Ano DR
  • Chefe de Cozinha do Ano: Vítor Matos do Largo do Paço (Casa da Calçada, Amarante)
    Chefe de Cozinha do Ano: Vítor Matos do Largo do Paço (Casa da Calçada, Amarante) Nelson Garrrido
  • Il Gallo d’Oro (do hotel The Cliff Bay, Funchal) é o Restaurante Gastronómico do Ano
    Il Gallo d’Oro (do hotel The Cliff Bay, Funchal) é o Restaurante Gastronómico do Ano DR

Porto é Destino Gastronómico do Ano e vintage da Noval é o melhor vinho

Por Fugas

Prémios da revista "Wine" distinguem, além da Invicta e de um Porto vintage, José Quitério e Paul Smyngton, os restaurantes DOP e Il Gallo d'Oro e, entre outros, a Vinhos Barbeito ou o chefe Vítor Matos.

Os prémios da revista "Wine" distinguiram uma dúzia de protagonistas do mundo dos vinhos e da gastronomia - aqueles que, segundo o júri, foram "os melhores do ano 2013".

Numa cerimónia realizada na sexta-feira, no espaço BH Foz, no Porto, um dos grandes prémios foi precisamente para a Invicta, que concorria nesta categoria com Almancil, Évora e Lisboa: Destino Gastronómico do Ano, pelo seu "cosmopolitismo", o "crescente número de turistas, muito interessados em descobrir o produto gastronomia e vinhos" ou o aumento da oferta enogastronómica.

“Muito provavelmente, nunca como hoje a cidade do Porto esteve tão cosmopolita", resume a organização dos prémios em comunicado, realçando que a "oferta tem crescido e melhorado": "aos restaurantes tradicionais, que se mantêm bem vivos e de reconhecimento impoluto", têm-se juntado novos espaços, "de restaurantes de cozinha de autor a wine bars, de lojas com produtos gourmet a tascas de inspiração antiga mas serviço actual”.

Também o grande prémio em matéria de vinho se ficou pela região e foi para um Vinho do Porto: o Quinta do Noval Nacional Vintage 2011 foi declarado Vinho do Ano. Já o Enólogo do Ano trabalha com Vinho Madeira: Francisco Albuquerque (da Madeira Wine Company). Os mesmos vinhos são a especialidade do Produtor do Ano, a Barbeito. Pelo Douro ficou o prémio de Produtor Revelação do Ano, que foi para a Muxagat.

Em matéria de restauração, os prémios repartiram-se também pelo Norte e pela Madeira (apenas com uma excepção): O Chefe de Cozinha do Ano é Vítor Matos do venerado Largo do Paço (da Casa da Calçada, Amarante); o madeirense Il Gallo d’Oro (do hotel The Cliff Bay) é o Restaurante Gastronómico do Ano e o Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos é o DOP (do chefe Rui Paula) no Porto. Por Lisboa, ficou o prémio Sommelier do Ano, conquistado por Pedro Carnaz, do Ritz. 

Personalidades do Ano

José Quitério, um dos mais respeitados críticos gastronómicos portugueses, foi eleito “Personalidade do Ano na Gastronomia” pelo seu "papel percursor na crítica regular de restaurantes na imprensa portuguesa", mas também "enquanto autor de livros, protagonista de convicções fortes, pesquisador e defensor da cozinha tradicional portuguesa". José Quitério, célebre pela discrição, esteve presente na cerimónia ("numa rara aparição pública", sublinham) para receber a distinção.

Já a Personalidade do Ano na área dos vinhos é Paul Symington, uma distinção justificada pela revista pelos "fortes investimentos que a família Symington, o principal grupo de Vinho do Porto, realizou no último ano, em que também apresentou um conjunto memorável de Portos Vintage".

Pela primeira vez, a revista atribuiu ainda o prémio “Personalidade do Ano no Brasil”: o vencedor foi o alentejano Manuel Chicau, da distribuidora Adega Alentejana, que a partir de São Paulo se tornou uma das mais destacadas importadoras de vinhos portugueses em todo o Brasil.  

A edição de Fevereiro da "Wine" será dedicada aos prémios, com detalhes sobre os finalistas e os vencedores.

--%>