Fugas - notícias

Porto estreia companhia aérea e duas rotas inéditas

Por Luís J. Santos, com Lusa

A partir do Verão, a Europe Airpost começa a voar para a Invicta e estreia duas rotas francesas.

"Herdeira" da história dos correios aéreos franceses, a Europe Airpost estreia-se em Portugal via Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Ao longo do Verão de 2014, propõe, para começar, ligações regulares às cidades francesas de Brest (Bretanha) e Brive (-Vallée de la Dordogne, na região de Limousin, que tem Limoges por capital.

É a primeira vez que qualquer uma destas cidades tem ligações aéreas directas com Portugal, confirmou a ANA - Aeroportos de Portugal em comunicado. 

Os voos entre o Porto e as duas cidades francesas realizam-se, segundo o plano apresentado, entre 4 de Julho e 29 de Agosto, todas as sextas-feiras. Os preços anunciados começam em 99 euros por trajecto, com "todas as taxas aeroportuárias e bagagem (até à franquia permitida)". Em ambas as ligações, é utilizado um Boeing 737-300 (147 lugares). Os bilhetes já estão à venda no site da Europe Airpost.

“A nossa companhia sempre considerou a ligação das regiões um eixo prioritário para o respectivo desenvolvimento", referia, em comunicado, Jean-François Dominiak, director-geral da Europe Airpost, salientando a "relação especial" destas duas regiões francesas com Portugal, nomeadamente a nível da emigração. Em conferência de imprensa esta terça-feira na Invicta, Dominiak, segundo a Lusa, sublinhou o "grande potencial" portuense: "Estou certo que há muito a fazer no Porto, não só para França, mas também para o Reino Unido, Alemanha e Itália", afirmou. As duas novas rotas, embora ainda só confirmadas para o Verão, poderão repetir-se, adiantou aquele responsável, em períodos como a Páscoa ou prolongar-se até Outubro.

A Europe Airpost, tal como existe hoje, foi criada no ano 2000 e dedica-se tanto a serviços de transporte de carga como de charters e voos regulares. Embora não integre a constelação das companhias aéreas mais conhecidas, tem uma longa história anterior ao actual estatuto.  

A sua origem remonta à histórica L'Aéropostale (a Companie Générale Aéropostale), que, fundada em 1927, fazia serviço de correio aéreo entre Europa, África e Américas – entre os seus pilotos, contaram-se nomes lendários como Antoine de Saint-Exupéry. Pelas décadas seguintes, seria reformulada e, após quase meio século a ser gerida pela Air France, passaria para os correios franceses, La Poste, que lhe dariam o nome sob o qual voa hoje em dia. Em 2007, a França decidiu vender a companhia e, entre dois concorrentes, a francesa Aigle Azur e a irlandesa Air Contractors (parte do grupo ASL Aviation), optaria pela venda aos irlandeses.

Mantém o estatuto de companhia francesa (com base em Tremblay-en-France) e o nome honra a ligação histórica aos correios aéreos. Nos últimos anos, tem redobrado a aposta nos voos regulares e/ou turísticos. Além das novas rotas para Portugal e de Brive e Brest, o seu mapa em França inclui Paris, Grenoble (Isére) e Rennes, voando ainda para a Finlândia (Kittila), Glasgow (Escócia) e Halifax (Canadá). Segundo a empresa, transporta actualmente cerca de 700 mil passageiros, integrando uma frota de 18 Boeings 737.

--%>