Fugas - notícias

  • DR

CP contra-ataca: 'O Alfa Pendular dá as boas-vindas à Ryanair'

Por Luís J. Santos

Enquanto se aguarda a estreia dos voos da Ryanair que vão ligar Lisboa ao Porto e Faro, a CP avança com campanha que reforça e promove as viagens de comboio

"Qualidade Business. Preços Ryanair". É este o 'slogan' do anúncio publicado pela CP em vários media, com a particularidade de fazer uso do estilo irónico e até provocador que caracteriza grande parte da publicidade da companhia aérea.

Depois de confirmados os voos directos Lisboa - Porto e Lisboa - Faro, com início marcado para Abril, a CP aposta numa estratégia de concorrência directa, salientando as vantagens das ligações ferroviárias.

No anúncio, o grande destaque vai para o preço "a partir de €18,50", valor mínimo referenciado para uma ligação Lisboa-Porto em Alfa Pendular. Um valor a que não é alheio o preço mínimo com que a Ryanair está a promover os voos: "desde €19,99".

O preço mínimo da CP consegue-se graças a uma promoção que oferece 40 por cento de desconto "em todos os comboios Alfa Pendular e Intercidades, para todos os destinos", conforme é explicado no site oficial da CP. "Os bilhetes em promoção podem ser adquiridos com cinco ou mais dias de antecedência (até ao limite de 60 dias), relativamente à data de realização da viagem", informam.

No anúncio, com uma foto do interior de uma carruagem Alfa - uma imagem que facilmente se poderia confundir com uma espaçosa classe executiva de avião -, a CP apela à história, lembrando que a companhia "liga Lisboa e Porto desde 1877", para logo de seguida evidenciar vantagens da ferrovia, entre o "económico", "ecológico", "cada vez mais rápido e mais confortável". O texto reforça também os serviços garantidos no Alfa como a Internet sem fios, a restauração e, sublinham, "muito espaço para estender as pernas".

Mas na guerra comboio vs. avião há mais vantagens ferroviárias, apontam: viaja-se "sem perder tempo em check-in, controlos de segurança ou recolhas de bagagem".

Em jeito de conclusão, um toque de simpatia da CP que mais soa a um xeque-mate: "O Alfa Pendular dá as boas-vindas à Ryanair".

Sendo a "low cost" uma das grandes especialistas em guerrilha publicitária, rápida, contundente e, muitas vezes até, polémica (como este anúncio à Pingo Doce, este à Zé Povinho ou até este à Passos Coelho), resta esperar pelas cenas dos próximos capítulos para conhecer a resposta aérea.

--%>