Fugas - notícias

Restaurante Terraço no TIvoli

Restaurante Terraço no TIvoli DR

O país gastronómico vai ao Tivoli

Por Alexandra Prado Coelho

Éum projecto para dois anos: o restaurante Terraço, do Hotel Tivoli, em Lisboa, vai receber durante dez dias por mês alguns dos melhores restaurantes regionais de todo o país.

“Portugal de Norte a Sul” começou no dia 1 e prolonga-se até ao dia 13, com a primeira convidada vinda do Porto: Inês Aleixo, da Casa Inês, junto a Campanhã, mudou-se (temporariamente) para a Avenida da Liberdade, onde está a servir os seus célebres filetes de polvo com arroz de polvo e outras especialidades.

O próximo convidado vem do Alentejo: José Júlio Vintém, que se prepara para reabrir o seu restaurante Tomba Lobos. Antes da reabertura, Vintém passará dez dias pelo Terraço, com a sua cozinha alentejana.

Mas, para já, quem for ao restaurante no 9.º andar do Tivoli, com uma vista magnífica sobre Lisboa, poderá provar, saídos das mãos de Inês, bolinhos e pataniscas de bacalhau, sardinhas de escabeche e tripas à moda do Porto, ou, para além dos filetes de polvo, bacalhau à Gomes de Sá, cachaço de vitela no forno ou cabrito. Os preços variam entre os 9,50€ (entradas) e os 25€ (pratos principais).

E ainda há os doces — aletria e rabanadas da Casa Inês, às quais se juntam as lérias, os foguetes, os papos-de-anjo e outras delícias da Confeitaria da Ponte, que, fundada em 1930, se apresenta como a mais antiga casa de doces regionais de Amarante e que se juntou a esta iniciativa.

A ideia, explicou num almoço de apresentação Fátima Moura, autora de livros de gastronomia e do blogue Conversas à Mesa e consultora deste projecto, é trazer à capital não só os pratos e receitas de outras regiões do país, mas também os produtos e, se possível, os produtores. A Casa Inês veio acompanhada da Confeitaria da Ponte e dos vinhos Niepoort. Uma surpresa do almoço foi a apresentação do Niepoort Verde Tinto, para acompanhar os filetes. Só faltou ser servido nas tradicionais malgas para a experiência ser completa.

--%>