Fugas - notícias

No Festival da Máscara Ibérica, a festa também se faz com gastronomia

Por Alexandra Prado Coelho

O centro de Lisboa anima-se com o grande festival das máscaras de 8 a 11 de Maio e, pela primeira vez, há um espaço especial com um minifestival dedicado às gastronomias de Portugal e Espanha.

São mais de cinco centenas de mascarados - representando várias regiões de Portugal, Espanha e até Brasil e Itália - a animarem o Rossio, em Lisboa. Mas nem só de máscaras se faz a festa do 9.º Festival da Máscara Ibérica, que decorre de 8 a 11 de Maio.

Logo pela manhã do primeiro dia, o certame mostrou que este ano a gastronomia é um dos seus pilares. Houve uma Cozinha Ibérica, com o chef Diogo Rocha e a Escola de Hotelaria de Seia a trabalharem o queijo Serra da Estrela, harmonizado com os vinhos Quinta de Lemos. Ainda esta quinta-feira, abre o Bar Ibérico, das 18h30 e às 20h, com o produtor Joaquim Arnaud a acompanhar provas de vinhos.

A tarde de quinta-feira fica ainda marcada pela presença de dois chefs portugueses e espanhóis, num programa que se repetirá nos dias seguintes, com destaque para a presença de Miguel Laffan, a mais recente estrela Michelin portuguesa, e chef do L’And Vineyards, no Alentejo (sexta-feira, às 15h15). E, vindo de Espanha, Marcos Morán, do restaurante Casa Gerardo, em Gijon, também detentor de uma estrela Michelin (também na sexta, das 16h30 às 17h30), que apresentará uma fabada típica.

No sábado à tarde, realiza-se um workshop de corte de presunto, a partir das 15h15, e no domingo, a partir das 11h15, haverá degustação de azeites.

Por este minifestival de Gastronomia Ibérica passarão ainda os jovens chefs Bruno Caseiro (actualmente no restaurante Rota das Sedas), que fará uma demonstração com queijo amarelo a 9 de Maio, pela manhã; e Carlos Afonso (do novo projecto Com.Horta, na Comporta), que trabalhará os produtos da Raia Histórica, no domingo à tarde.

Programa completo em www.fimi.pt/programa.html e actualizações no Facebook oficial.

--%>