Julho começa com uma chuva de novidades na TAP. A companhia tinha anunciado, há alguns meses, uma leva de 11 novos destinos a começarem no Verão e grande parte deles levanta voo por estes dias.
Depois de estrear no início de Junho as novas ligações brasileiras - Manaus e Belém -, a TAP dobra a aposta nas Américas com o início de operações, com quatro voos semanais, entre Lisboa, Bogotá (Colômbia) e Cidade do Panamá.
A rota (directa a Bogotá desde Lisboa; com saída do Panamá no regresso) começou a 1 de Julho, dia escolhido para o arranque de outra grande aposta da empresa: São Petersburgo, na Rússia, com três voos por semana.
Mas o primeiro dia do mês fica ainda marcado por outras novidades, com o início de mais três ligações europeias: Astúrias (Oviedo, Espanha) e Nantes (França) - ambas com seis frequências por semana - e Belgrado (Sérvia) - com três voos semanais.
A semana TAP prossegue ao ritmo das estreias: a 2 de Julho começa a rota Lisboa - Gotemburgo (Suécia), no dia 3 inaugura a ligação a Talin (Estónia) e no dia 4 é a vez de Hanôver (Alemanha). Em relação a estes destinos, os passageiros poderão contar com quatro voos semanais para Gotemburgo e Hanôver e três para Talin.
Quando foram avançados os novos destinos para 2014, o presidente da TAP, Fernando Pinto, sublinhou que o aumento planeado das operações iria levar a cerca de mais 900 frequências anuais e a 180 mil lugares adicionais, um aumento possível graças à entrada ao serviço, no segundo semestre do ano, de mais seis aviões Airbus (dois A330 para o longo curso e quatro A319 e A320 para o médio curso).
"Aproveitando a situação geográfica estratégica de Portugal", referia Fernando Pinto, a TAP espera, com "estes aumentos", consolidar a posição de melhor companhia aérea nas ligações entre Europa, África e América do Sul".
No primeiro trimestre de 2014, a companhia, segundo dados da própria revelados no final de Maio, transportou 2.297 mil passageiros, mais 194 mil que no mesmo período do ano passado. A taxa de ocupação média também subiu, atingindo 76,3%, mais 2,5 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2013.