Fugas - notícias

Porto, a nova base aérea da easyJet com 'boas-vindas' do Turismo

Por Luís J. Santos

Companhia guarda anúncio para conferência de imprensa esta terça-feira mas Turismo do Porto e Norte já deu as "boas-vindas" oficiais.

Actualização: easyJet abre base aérea no Porto em 2015

 

"Num momento em que o turismo é tão importante para a economia do país, e, acompanhando o crescente sucesso do destino turístico Porto e Norte de Portugal, é com enorme prazer que dou as boas-vindas à nova base operacional da easyJet ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro", lê-se em comunicado, enviado esta segunda-feira, assinado por Melchior Moreira, presidente da entidade turística do norte.

A companhia aérea, que já tem base aérea em Lisboa há dois anos, não avançou, porém, quaisquer dados sobre o investimento, guardando todas as novidades para uma conferência de imprensa marcada, para esta terça-feira, 15 de Julho, na Casa da Música do Porto.

Ainda assim, só a lista de presenças confirmadas para o encontro - e o emblemático local escolhido - é já sinal do peso do anúncio: além de responsáveis da easyJet para Portugal, estão confirmados, entre outros, o ministro da Economia, António Pires de Lima, os secretários de Estado do Turismo e das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Adolfo Mesquita Nunes e Sérgio Monteiro, o presidente da Área Metropolitana do Porto, Hermínio Loureiro; e o presidente da autarquia, Rui Moreira.

O comunicado da empresa adianta apenas que será dado a conhecer o "investimento da easyJet em Portugal e a aposta da companhia no mercado nacional".

Na sua edição desta segunda-feira, o jornal Diário Económico avançava que "fonte do Governo" confirmara que a easy ia "reforçar o investimento em Portugal", permitindo criar "cem novos postos de trabalho directos".

No comunicado do Turismo do Porto e Norte, este organismo refere ainda que a iniciativa, "representando um significativo investimento", vem "reforçar a aposta no mercado português e uma estratégia de parceria a longo prazo". "Será mais um importante contributo para o crescimento económico", sublinha-se, "nomeadamente através do incremento da actividade do Turismo, da melhoria das acessibilidades, da criação de emprego e de riqueza na região".

Actualmente, a easyJet propõe ligações do Porto aos aeroportos suíços de Basel-Mulhouse-Freiburg e Genebra, a França (Lyon, Paris e Toulouse) e a Inglaterra (Londres).

--%>