Fugas - notícias

Renato Cruz Santos

easyJet abre base aérea no Porto em 2015

Por Luís J. Santos

A partir da Primavera, a easyJet terá dois aviões baseados no Porto e reforçará a oferta de destinos. O projecto inicial está orçado em mais de 73 milhões de euros e deverá criar 80 empregos directos.

É a segunda base da easyJet em Portugal e deverá ser inaugurada na Primavera de 2015, três anos depois de Lisboa ter também passado a base. A confirmação oficial do investimento da companhia aérea no aeroporto Francisco Sá Carneiro foi feita esta terça-feira numa cerimónia que decorreu no Porto.

Os planos da easyJet passam pela alocação de dois aviões A320 e uma nova oferta de ligações aéreas - que só deverão ser reveladas em Setembro ou Outubro. O investimento anunciado, só na fase inicial, é de 100 milhões de dólares (quase 74 milhões de euros), originando a "criação de cerca de 80 postos de trabalho directos" - até mil indirectos em sete anos - e o reforço da "oferta do produto para passageiros de lazer e negócios nas ligações à Europa".

Em comunicado, a empresa sublinha que os empregos directos, entre pilotos e tripulação de cabine, representarão todos "contratos locais e pagamento de impostos em Portugal, contribuído para o desenvolvimento da economia nacional".

Tendo transportado este ano "quase 800 mil passageiros entre o aeroporto do Porto [onde se estreou em 2007] e seis outros destinos", a easyJet promete, com a nova base, "aumentar o tráfego no aeroporto" e "atrair mais visitantes à região Norte".

A companhia tem operações em Portugal desde 1999, voando actualmente de e para Lisboa, Faro, Funchal e Porto. É a "terceira maior transportadora aérea, com 12% de quota de mercado" - em 2014, adiantam em comunicado, foram transportados nas ligações portuguesas mais de 4 milhões de passageiros, "um aumento anual de 3%".

 “A easyJet é uma parceira estratégica de Portugal e da região Norte do país, onde investimos de forma regular. Estamos muito orgulhosos com o anúncio de uma segunda base na próxima Primavera, que irá permitir reforçar a ligação do Norte de Portugal à Europa", disse Javier Gandara, director-geral da companhia para Portugal, durante a cerimónia de apresentação da base. O anúncio foi feito na Casa da Música e contou com presenças de peso, incluindo o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira - que ontem já tinha dado as “boas-vindas” à nova base -, e o ministro da Economia, António Pires de Lima, que, adianta a Lusa, anunciou que o Turismo de Portugal vai investir 900 mil euros no projecto em campanhas de divulgação do país como destino turístico.

Já Rui Moreira considerou que a instalação da base na Invicta é a "prova de que a dinâmica turística e económica da cidade não é apenas uma moda, mas que estamos já perante um destino consolidado onde o investimento continuado faz sentido”. Para Moreira, “o aeroporto do Porto continua a ser um instrumento fundamental para a cidade e investimentos como o da easyJet demonstram que há margem de crescimento".

--%>