Fugas - notícias

  • Obra d' Os Gémeos av. Fontes Pereira de Melo
    Obra d' Os Gémeos av. Fontes Pereira de Melo João Gaspar
  • Obra de Sam3 na av. Fontes Pereira de Melo
    Obra de Sam3 na av. Fontes Pereira de Melo DR/GAU
  • Obra d' Os Gémeos av. Fontes Pereira de Melo
    Obra d' Os Gémeos av. Fontes Pereira de Melo Nuno Oliveira
  • Projecto Crono um edifício da av. Fontes Pereira de Melo
    Projecto Crono um edifício da av. Fontes Pereira de Melo Pedro Cunha
  • Obra de Aryz num prédio à rua de São José
    Obra de Aryz num prédio à rua de São José Rui Soares
  • O fado na Mouraria
    O fado na Mouraria Vitor Cid
  • Um novíssimo mural, nos 40 anos do 25 de Abril, um dos muros da Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Criado por Miguel Januario, Frederico Draw, Diogo Machado e Goncalo Ribeiro
    Um novíssimo mural, nos 40 anos do 25 de Abril, um dos muros da Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Criado por Miguel Januario, Frederico Draw, Diogo Machado e Goncalo Ribeiro Rui Gaudêncio
  • Graffiti nos pilares da Ponte 25 de Abril
    Graffiti nos pilares da Ponte 25 de Abril João Cordeiro
  • Graffiti nos pilares da Ponte 25 de Abril
    Graffiti nos pilares da Ponte 25 de Abril João Cordeiro

Livro sobre arte urbana para levar lisboetas e visitantes às ruas

Por Lusa

O livro é essencialmente fotográfico e as imagens, captadas em 2012 e 2013, estão todas acompanhadas de um código de georreferenciação

A editora portuguesa Zest apresenta esta semana o primeiro volume de uma colecção de livros sobre a arte urbana em Lisboa, para pôr os lisboetas, e não só, a andar nas ruas a ver peças de arte.

A ideia da Zest - Books for Life foi criar um livro "para todos os que gostam de 'street art'" e "não para especialistas", mas também "despertar as pessoas" para as pinturas que surgem nas paredes de uma cidade que "está no centro" deste tipo de arte, disse à Lusa Nuno Seabra Lopes, da editora.

Para incentivar a população a "andar na rua e ver o que há", o livro vem acompanhado de um mapa, onde estão assinalados os locais de todas as obras referenciadas. O livro é essencialmente fotográfico e as imagens, captadas em 2012 e 2013, estão todas acompanhadas de um código de georreferenciação. "A ideia é que as pessoas programem percursos, que vão para a rua ver as peças ao vivo", disse.

Este levantamento da arte que vai surgindo nas paredes da cidade foi feito com a ajuda da Galeria de Arte Urbana (GAU) da Câmara Municipal de Lisboa. Apesar da parceria, no livro não há apenas obras legais: "Queríamos que o livro fosse abrangente, com peças legais e ilegais", referiu Nuno Seabra Lopes. Além disso, são mostradas peças de artistas com mais visibilidade, como Vhils, Nomen e Pantónio, de outros com menos e até de anónimos, tentando demonstrar "uma pluralidade de estilos e de linguagens".

"Há tanto em Lisboa que decidimos fazer uma colecção", disse Nuno Seabra Lopes, referindo que "estão sempre a surgir peças novas". A ideia da Zest é editar "um livro por ano ou de dois em dois anos, a menos que não se justifique". No entanto, Nuno Seabra Lopes acredita que o volume 2 estará disponível já no próximo ano, porque "têm aparecido peças absolutamente incríveis".

O lançamento do primeiro volume do "Street Art Lisbon" está marcado para o dia 31 de Julho, às 18h30, na Livraria Ler Devagar, na Lx Factory, e conta com a participação de Vanessa Teodoro, que irá criar uma obra ao vivo. Na festa de lançamento será ainda apresentado o número mais recente da revista da GAU e imagens que irão figurar no segundo volume da colecção de livros.

--%>