Fugas - notícias

A.Currell/ Flickr

Ryanair volta ao Porto e a Lisboa para recrutar pessoal

Por Mariana Correia Pinto

Companhia de aviação promove Open Days em Agosto e Setembro para encontrar assistentes e comissários de bordo. Salário médio de um tripulante júnior é de 1200 euros líquidos

Nos meses de Agosto e Setembro, a Ryanair vai promover quatro Open Days — dois no Porto e dois em Lisboa — com o objectivo de recrutar assistentes e comissários de bordo.

As sessões de recrutamento para a companhia aérea "low cost" decorrem nos dias 22 de Agosto e 8 de Setembro no Porto e nos dias 8 de Agosto e 5 de Setembro em Lisboa e para participar é preciso fazer uma candidatura prévia. Só as candidaturas pré-seleccionadas recebem um convite por email com indicações de como e quando comparecer num dos Open Days.

O salário médio de um tripulante júnior é de 1200 euros líquidos, sendo pago mensalmente um acréscimo correspondente à percentagem de vendas a bordo.

Os Open Days servem para a empresa fazer uma breve explicação sobre a companhia — dimensão, perspectivas de crescimento, procedimentos, regulamentação, entre outras — informar os candidatos relativamente aos salários, direitos e deveres que deverão ter caso trabalhem com a Ryanair e sobre o curso de formação que têm de frequentar.

Nesse mesmo dia, são submetidos a um teste escrito de avaliação do inglês e quem for aprovado passa à fase de entrevista pessoal, onde é avaliado o nível oral da mesma língua, comportamento social, motivação para o trabalho e é feita uma análise do currículo. Os candidatos aprovados recebem um email da companhia duas semanas depois.

Como habitualmente, há alguns requisitos prévios que os candidatos devem preencher para serem admissíveis, informa a Groundlink, responsável pelo recrutamento, num documento disponível online: ser maior de 18 anos, ter um nível de inglês intermédio, ter entre 1,57 e 1,88 metros de altura e um peso proporcional à altura, saber nadar, ter permissão para trabalhar em qualquer país da União Europeia, estar apto fisicamente de acordo com os requisitos da companhia, não apresentar antecedentes criminais e ter passaporte Europeu com validade mínima de quinze meses, completar o curso de aprendizagem de 40 horas e não ter tatuagens visíveis.

O curso de aprendizagem decorre em Hahn, na Alemanha, tem a duração de seis semanas e as viagens de deslocação ficam a cargo da Ryanair, caso o candidato aceite voar na própria companhia. O curso em uma taxa de inscrição de 500 euros, não reembolsáveis, e um preço de 1649 euros, valor que o candidato recebe de volta caso complete a formação com sucesso.

--%>