Enquanto terminava o mestrado em Arquitectura, João Morgado decidiu por dedicar-se à especializada fotografia de arquitectura. Uma carreira iniciada em 2007 e que o tem levado a ter trabalhos publicados em algumas mais reputadas publicações mundiais (da "Wallpaper" à "Monocle", da "Frame" à "Domus" ou "A+T"). Pelo caminho, fundou a sua própria empresa (João Morgado – Fotografia de Arquitectura) e, enquanto desenvolvia as suas reportagens fotográficas, dedicou-se também a orientar "workshops" de fotografia pelo país.
No ano passado, Morgado viu o seu trabalho ganhar uma maior repercussão mediática graças à introdução do que chama "uma nova abordagem à fotografia de arquitectura": depois de utilizar os "corriqueiros" helicópteros, o autor decidiu apostar na fotografia aérea utilizando drones controlados remotamente. É assim que chega a esta imagem da Piscina das Marés, obra classificada como Monumento Nacional, com a assinatura de Siza Vieira, localizada em Leça da Palmeira.
A fotografia valeu-lhe este mês estar entre os finalistas do prémio ARCAID Images — Fotografia de Arquitectura 2014, tendo vencido a categoria “Sense of Place”. A distinção foi entregue no âmbito do World Architecture Festival, que teve lugar em Singapura entre os dias 3 e 6 de Outubro.
Veja uma fotogaleria com outros trabalhos de João Morgado no P3. Para outras imagens da Piscina das Marés siga para a fotogaleria da Fugas.