Fugas - notícias

O voo do cante alentejano

Por Fugas

TAP divulga vídeo que documenta a viagem Paris-Lisboa da delegação da candidatura do cante a Património da Humanidade. Sempre a cantar e com especial emoção no aeroporto.

Entram e vão cantando. Voam e vão cantando. Aterram e continuam cantando - e com direito a um aplauso monumental na zona de chegadas do aeroporto da Portela. O Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa faz a festa neste vídeo divulgado pela TAP e que documenta a viagem, realizada quinta-feira ao fim do dia, de Paris para Lisboa, após a UNESCO se decidir pela inclusão da arte do cante na sua lista de património mundial. Quase a levantar voo, o comandante Paulo Machado anuncia: "É com uma grande satisfação que vos anuncio que neste voo da TAP viaja connosco Património da Humanidade".

O voo foi oferecido pela TAP: a empresa avançava em comunicado ter tido conhecimento de que "a delegação que se deslocou a Paris regressaria a Portugal de autocarro, numa longa e cansativa viagem de quase 48 horas". A companhia aérea decidiu então desenvolver "todos os contactos e diligências no sentido de proporcionar à delegação um regresso a casa mais rápido e confortável".

A viagem foi ainda mais alentejana: durante o voo foi exibido o filme "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut, que documenta a região, a sua cultura e cante. O Alentejo continuará em destaque na TAP, já que o documentário continuará a ser exibido em vários voos da companhia.

Siga no PÚBLICO tudo sobre o Cante Alentejano - Património da Humanidade

--%>