Fugas - notícias

Mil chefs de todo o mundo vão preparar um jantar francês em 2015

Por Alexandra Prado Coelho

O grande jantar global acontecerá em Março. Até 15 de Dezembro, chefs de todo o mundo podem apresentar a sua candidatura,

Em 1912, o famoso chef francês Auguste Escoffier organizou a primeira das refeições que baptizou como Jantares de Epicuro, cujo objectivo era divulgar a cozinha francesa no mundo. A ideia era que o jantar acontecesse no mesmo dia em diferentes cidades — no primeiro participaram mais de quatro mil pessoas, e o último, que se realizou no ano em que começou a I Guerra Mundial, 1914, reuniu dez mil participantes em 147 cidades do mundo. 

O Governo francês regressa agora a esta ideia, para (re)lembrar o que é a sua gastronomia (inscrita na lista do património mundial da UNESCO) e a grande escola da cozinha francesa. A iniciativa — apresentada em Portugal num pequeno-almoço organizado pela Embaixada de França em Lisboa — foi baptizada como Goût de France/Good France, num jogo de palavras entre o francês e o inglês. O grande jantar global acontecerá no dia 19 de Março de 2015 e deverá reunir mais de mil chefs em cinco continentes. 

Os chefs que se quiserem propor a apresentar uma refeição francesa (já explicamos o que isto significa) nessa noite devem apresentar até ao dia 15 de Dezembro a sua candidatura, que será avaliada por uma comissão presidida por outro peso-pesado da actual gastronomia francesa: o chef Alain Ducasse, que participa na iniciativa numa parceria com o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros. Os nomes escolhidos serão anunciados no dia 15 de Janeiro. 

A refeição apresentada deverá utilizar produtos locais e saudáveis e ser acompanhada por queijos e vinhos franceses. Obrigatório também é respeitar a sequência de pratos que constitui a “refeição francesa”: um aperitivo tradicional francês, uma entrada fria, uma entrada quente, um peixe ou marisco, uma carne ou ave, uma selecção ou apenas um queijo francês, uma sobremesa de chocolate, vinhos franceses e um digestivo francês. 

Durante os dias que antecederem o jantar, a embaixada de França e o Instituto Francês vão organizar uma série de iniciativas abertas ao público para dar a conhecer a mesa francesa e falar de alimentação saudável. 

O preço do jantar será determinado por cada restaurante, que deverá comprometer-se a dar 5% das vendas a uma ONG local empenhada em questões de saúde ou ambiente. 

www.goodfrance.com 

--%>