Senhoras e senhores, meninos e meninas, a Vila Natal está pronta a receber todos os que quiserem celebrar o espírito natalício.
Com a zona do castelo tornada terra do Natal, não faltam diversões. Incluindo espectáculos (marionetas, dança, teatro, etc.), pista de gelo, escorregas em rampas de gelo, carrossel e comboio, roda gigante (na verdade, uma "mini roda gigante"), um espaço de magia com "labirintos da ilusão" e, claro, como não podia faltar, a Casa do Pai Natal.
Mas, há muito mais, incluindo espaços destinados a entreter os pais, caso do Espaço Ó, junto da porta da vila, onde se dão a conhecer "produtos inovadores à volta do desenvolvimento comunitário" local.
Para miúdos e graúdos, há ainda uma mega atracção na Galeria do Pelourinho da vila: a Lego junta-se à Vila Natal e dá a ver construções singulares como monumentos portugueses (Basílica da Estrela, Torre de Belém, até as Câmaras Municipais de Lisboa e do Funchal), e gigantes, como um Estádio da Luz com 150 mil peças e 5 mil figuras. São milhares e milhares de peças "distribuídas por duas Mega Cidades, Esculturas, Comboios, Displays de vários temas, entre o Star Wars, ou o Monster Fighters".
A festa não se faz só por Óbidos. Nas Gaeiras, no Convento de São Miguel, pode apreciar-se uma grande exposição dos criativos Presépios das Gaeiras. Já na Usseira, dia 12, há um espectáculo-percurso pela localidade, protagonizado pelos moradores, o "Rastilho de Luz".
A entrada na Vila Natal custa 4 (dos 3 aos 12 anos) e 5 euros (mais de 12 anos, até 16/12, depois deste dia sobe um euro).
Na expo de Legos, a entrada é grátis para crianças até 3 anos, dos 4 aos 10 tem o custo de 1 euro e com mais de 11 anos custa 3 euros.