Fugas - notícias

  • Paulo Pimenta
  • DR/ Perlim
  • DR/ Perlim
  • DR/ Perlim
  • DR/ Perlim

Em Perlim, parque de Natal da Feira, há cowboys e fala-se a língua dos pês

Por Sara Dias Oliveira

Trezentas horas de animação em 19 dias na Quinta do Castelo. O portão abre de 4 de Dezembro a 4 de Janeiro.

A Terra dos Sonhos chama-se agora Perlim – Quinta do Castelo e os quatro hectares na encosta de um castelo estão preparados para mais uma odisseia pelo imaginário da época natalícia. O nome muda, mas o conceito do parque temático de Natal de Santa Maria da Feira mantém-se.

"O desafio é o mesmo de sempre, surpreender os visitantes numa dinâmica de Perlim que se pretende mais imaginativa e mais criativa, que seja o verdadeiro país dos sonhos”, adianta Paulo Sérgio Pais, director-geral da empresa municipal Feira Viva. Neste país de encantar moram vários personagens, o Pai Natal, pois claro, cowboys, ladrões e o xerife, a menina de voz doce Pimpim, os irmãos coyote, e muitos outros. Os portões abrem-se esta quinta-feira às duas da tarde.    

O público é exigente, não gosta de repetições e Perlim veste roupa nova com cenários nunca antes vistos. “Há uma renovação total das áreas pelo facto de todos os conteúdos terem sido alterados. As abordagens são completamente inéditas”, revela o  responsável. A aventura dos cowboys e ladrões é um espectáculo novo e permite a interacção com o público. A pista de gelo também é uma novidade desta sétima edição, tal como as bolas de Perlim, o doce oficial. 

O conforto dos visitantes tem sido uma preocupação e este ano há palcos cobertos que permitem que tudo o que está no programa se realize, independentemente do tempo. “Todos os espectáculos acontecem faça chuva, faça sol”, garante Paulo Sérgio Pais. No ano passado, passaram pelo parque temático cerca de 60 mil visitantes, nesta edição espera-se ultrapassar esse número. Até esta quarta-feira, véspera da abertura de Perlim, mais de 15 mil visitas estavam marcadas.

Até 4 de Janeiro do próximo ano, as tardes de quinta-feira a domingo têm uma magia especial num recinto que pela sétima vez se transfigura num mundo encantado e onde se fala “perlinês”, a famosa língua dos pês. São 19 dias e 300 horas de animação com personagens criadas para olhar pela lua e pelas estrelas, com um castelo real transformado numa espécie de castelo de cartas, um lago, uma gruta, cavalos que não são de brincar, uma encosta com a árvore do amor. Todos os dias há um espectáculo que conta a história de Perlim e de quem nele habita ao som da música Era Uma Vez em Perlinês criada propositadamente para a ocasião.

Perlim funciona das 14h00 às 18h00 durante a semana e das 14h00 às 19h00 ao fim-de-semana. A entrada custa cinco euros para crianças dos três aos 12 anos e para quem tem mais de 65 anos, e seis euros para quem tiver entre 13 e 64 anos. A pulseira de acesso a Perlim durante os 19 dias está à venda por oito euros até 8 de Dezembro, depois desse dia aumenta para 10 euros. 

--%>