Fugas - notícias

Graciosa, Açores

Graciosa, Açores Paulo Ricca

Açores acreditam na preservação ambiental mesmo que aumente o número de turistas

Por Lusa, Fugas

Entre um novo prémio para o turismo sustentável açoriano e a chegada anunciada das "low cost" será possível manter as qualidades ambientais do arquipélago? Sim, com "legislação e medidas preventivas", segundo o director regional do Turismo dos Açores.

O director regional do Turismo dos Açores considerou esta sexta-feira que com "legislação e medidas preventivas" será possível manter a sustentabilidade ambiental da região, apesar do previsível aumento de turistas nas ilhas a partir de 2015.

Algumas ligações aéreas entre os Açores e o continente serão liberalizadas a partir de Março de 2015 e diversas companhias 'low cost' (Ryanair com base aérea e easyJet com rota Lisboa-Ponta Delgada) já anunciaram que começarão a operar no arquipélago, o que deverá aumentar o número de turistas nas ilhas. 

"Mesmo com essa possibilidade de termos mais gente a visitar os Açores, é sempre possível, através de legislação, através de medidas preventivas, fazer com que os Açores mantenham as qualidades ambientais que têm neste momento", afirmou João Bettencourt, em Ponta Delgada, à margem do 'workshop' "Valorização da experiência turística através do storytelling". 

O director regional do Turismo admitiu, assim, a possibilidade de "alargar ainda mais o leque de medidas em vigor nos Açores" para defender essa sustentabilidade ambiental perante a possibilidade de passar a haver "turismo em massa" para as ilhas. 

Ainda esta semana, o arquipélago foi considerado o destino mais sustentável num top 100 global da responsabilidade da plataforma internacional Green Destinations, conseguindo uma cotação de 8,9 em 10 pontos possíveis. 

João Bettencourt considera essa distinção "uma mais-valia profissional", dizendo que se trata do fruto do trabalho entre privados e o Governo Regional dos Açores. 

"Já este ano foi-nos atribuído o galardão platina do Quality Coast e este é mais um prémio. É efectivamente uma mais-valia e que todos nós devemos aproveitá-la", admitiu. 

Na sessão de abertura do 'workshop', promovido pelo Observatório do Turismo dos Açores (OTA), o presidente deste organismo, Carlos Santos, pediu mais apoios ao Governo Regional para desenvolver as actividades nesta "nova fase de viragem do turismo açoriano". 

"Apelamos ao senhor secretário e director regional do Turismo para a leitura atenta dos projetos propostos e para darem o seu apoio financeiro, sem o qual o OTA continuará a fazer pouco mais do que inquéritos à satisfação dos turistas, o que certamente fica muito aquém da sua vocação", sublinhou Carlos Santos.

--%>