Fugas - notícias

Pedro Nunes

TAP: Requisição civil abrange 70% dos trabalhadores para garantir todos os voos

Por PÚBLICO

Conselho de Ministros aprovou resolução que obriga trabalhadores a apresentarem-se ao serviço nos quatro dias da greve geral. Mais de 20 mil passageiros já foram obrigados a alterar as viagens.

O Governo aprovou nesta quinta-feira o recurso à requisição civil na TAP, obrigando os trabalhadores da transportadora aérea a apresentarem-se ao serviço nos quatro dias da greve geral marcada para o período do Natal e do Ano Novo. A decisão abrange 70% dos trabalhadores da empresa e permitirá, segundo o executivo, assegurar 100% dos voos programados para o período de greve (de 27 a 30 de Dezembro).

Só por uma vez a requisição civil foi usada na TAP, em 1997, e a sua eficácia não está garantida à partida. É que os trabalhadores podem simplesmente não comparecer, desde que justifiquem a sua ausência.

Na conferência de imprensa do Conselho de Ministros (CM) desta quinta-feira, o ministro da Economia, António Pires de Lima, justificou a decisão com o facto de a greve ter sido convocada para a época de Natal, “uma época de reunião familiar”, em que muitos portugueses que trabalham e vivem fora “não têm alternativa para se deslocarem a Portugal” sem ser na TAP.

Os “prejuízos de centenas de milhões de euros” para o turismo e para a imagem do país que uma paralisação de quatro dias acarretará e a que “o Estado não pode ficar indiferente” também pesaram na decisão, acrescentou Pires de Lima no briefing que se seguiu à reunião do CM.

“Estamos a falar do Natal, não é uma altura qualquer. Se não fosse no Natal, a atitude do Governo poderia ser outra”, adiantou Pires de Lima, deixando a nota de que espera que “a requisição seja exemplarmente cumprida”.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, explicou que a requisição abrangerá 70% do pessoal da TAP e permitirá assegurar 100% dos voos programados. São um total de 1141 voos, dos quais 144 para as regiões autónomas dos Açores e Madeira, sublinhou Pires de Lima. São “números impressionantes” que mostram bem “o papel fundamental que a TAP desempenha na quadra natalícia”.

Leia o artigo completo no PÚBLICO 

Siga toda a informação sobre a greve na TAP

--%>