Fugas - notícias

Miguel Manso

Greve na TAP desconvocada por maioria dos sindicatos

Por João Pedro Pereira

Nove dos 12 sindicatos chegaram a acordo com o Governo para grupo de trabalho no âmbito da privatização.

A greve dos trabalhadores da TAP, convocada para os quatro dias entre 27 e 30 de Dezembro como forma de protesto contra a intenção de privatizar a empresa, foi desconvocada por nove dos 12 sindicatos que representam os trabalhadores e que chegaram a um acordo com o Governo, aceitando a operação de venda de dois terços da empresa e passando a participar na definição do caderno de encargos desta operação.

Um comunicado divulgado nesta quarta-feira indica que os nove sindicatos e o Executivo "aceitaram as bases de um memorando visando a criação das condições subjacentes ao funcionamento do grupo de trabalho, no âmbito da eventual reprivatização do Grupo TAP". A curta nota acrescenta que, "neste pressuposto, estão reunidas as condições para a desconvocação da greve prevista para os dias 27 a 30 de Dezembro do corrente ano".

Dos 12 sindicatos que avançaram inicialmente com o pré-aviso de greve, não desconvocaram a protesto o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) e o  Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC).

Ao início da tarde, o SNPVAC enviou um comunicado à imprensa dizendo não ter recebido "nenhum memorando para analisar e/ou assinar". Adiantava ainda que será emitido um comunicado subscrito por três sindicatos, “que em conjunto representam mais de 50% dos trabalhadores da TAP, que mantêm a greve, acatando, no entanto, a requisição civil decretada". Isto significa que os voos não serão afectados.

Leia o artigo completo no PÚBLICO 

Siga no PÚBLICO toda a informação sobre a TAP  

--%>