Fugas - notícias

José Quitério

José Quitério Enric Vives-Rubio

Prémio Universidade de Coimbra distingue crítico gastronómico José Quitério

Por Lusa

O crítico gastronómico, jornalista e autor de várias obras sobre alimentação e gastronomia José Quitério é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2015. Ao longo de quase quatro décadas assinou crítica gastronómica no jornal Expresso.

"A inegável qualidade e consistência do percurso profissional de José Quitério" e o contributo que, através dos seus escritos, durante décadas, tem dado nos planos "cultural, histórico, sociológico, etnográfico" e até, de forma indirecta, económico, para "a qualificação da sociedade portuguesa", explicam a decisão.

O júri do Prémio "convergiu naturalmente" para esta escolha, disse o reitor João Gabriel Silva, adiantando que a distinção, no valor de 25 mil euros, contou este ano com 11 candidaturas. 

"O júri considerou que o laureado tem dado um contributo muito importante para o mundo da gastronomia em Portugal e, mais ainda, da cultura portuguesa", afirmou o reitor, sustentando que "a comida reflecte muito a cultura e a maneira de estar" dos portugueses. 

"Não vamos à procura de pessoas muito conhecidas ou 'premiáveis', mas de alguém que se distinga no mundo da cultura e da ciência", acrescentou o reitor, recordando que a Universidade de Coimbra (UC) "tem laureados" com este galardão de "várias áreas".
Natural de Tomar, onde nasceu em 1942, José Quitério, que frequentou as faculdades de Direito das universidades de Coimbra e de Lisboa, foi arquivista do jornal 'O Século' entre 1973 e 1980, função que também desempenhou, depois, no 'Expresso', semanário no qual assinou, durante quase quatro décadas, uma coluna semanal de crítica de gastronomia.

"O trabalho desenvolvido em torno da cozinha portuguesa, bem como o sublinhar das tradições gastronómicas portuguesas" consagraram José Quitério como "um importante defensor da nossa identidade e cultura", sustentam os apoiantes da sua candidatura ao prémio.

"Este conhecimento enriquecedor, com uma vertente quase antropológica", veiculado nos escritos de José Quitério, teve "um papel relevante na divulgação das nossas especificidades e das nossas tradições". 

Apresentada pelo jornalista Fortunato da Câmara, a candidatura de José Quitério ao Prémio Universidade de Coimbra deste ano (12.ª edição) foi apoiada por Álvaro Siza Vieira, António Lobo Antunes, Artur Santos Silva, Francisco Pinto Balsemão, Guilherme de Oliveira Martins, Joaquim Furtado, Maria de Lurdes Modesto, Maria do Céu Guerra, Miguel Esteves Cardoso e Rui Vieira Nery, entre outros nomes. 

Patrocinada pelo Banco Santander-Totta e apoiada pelo Jornal de Notícias, a distinção será entregue no dia 1 de Março, na sessão solene comemorativa do 725.º aniversário da UC.

O prémio foi atribuído o ano passado ao ex-reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa e no ano anterior ao embaixador João de Deus Ramos.  O músico e compositor António Pinho Vargas (2012) e a professora de medicina Maria de Sousa (2011) são outros dos distinguidos pelo Prémio, atribuído pela primeira vez, em 2004, ao neurocientista Fernando Lopes da Silva.

--%>