Fugas - notícias

  • Imagem de
    Imagem de "O Sonho" sobre os irmãos Roca
  • Imagem de
    Imagem de "O Sonho" sobre os irmãos Roca
  • Imagem de
    Imagem de "O Sonho" sobre os irmãos Roca
  • "O Sonho" sobre os irmãos Roca
  • Imagem de
    Imagem de "Douro Stories"
  • Imagem de
    Imagem de "Douro Stories"
  • Imagem de
    Imagem de "Douro Stories"
  • Imagem de
    Imagem de "Douro Stories"
  • Imagem de
    Imagem de "Douro Stories"
  • Imagem de
    Imagem de "Douro Stories"

Vinho, comida e cinema na Escola de Hotelaria de Lisboa

Por Alexandra Prado Coelho

Organizado pelos alunos da EHTL, o Wine & Flavours Film Festival arranca com a sua primeira edição esta semana. Quatro dias para descobrir o vinho e a gastronomia através do cinema – e não só. Há também jantares, debates e provas.

O filme O Sonho – El Celler de Can Roca, de Franc Aleu, a “ópera gastronómica” que resultou da enorme criatividade dos três irmãos Roca à frente daquele que é considerado o segundo melhor restaurante do mundo, vai poder ser visto em Portugal num festival inédito. Trata-se do 1º Wine & Flavours Film Festival, uma iniciativa da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que decorre de 28 a 31 de Janeiro.

O vinho e a comida vão estar no centro dos quatro dias do festival. Organizado pelos alunos, terá a concurso três curtas-metragens nacionais e quatro internacionais, sendo a curadoria e selecção de filmes da responsabilidae do jornalista e crítico de cinema José Vieira Mendes. Já o júri integra a actriz Anabela Teixeira, o produtor e presidente da Academia Portuguesa de Cinema Paulo Trancoso, o humorista Fernando Alvim e o crítico de vinhos e gastronomia Fernando Melo.

O “sonho” dos irmãos Roca num menu de 12 pratos no qual cruzam a gastronomia com as artes plásticas, a música, a poesia e o audiovisual, pode ser visto logo no primeiro dia do festival, que abre às 18h30 com outro documentário, uma curta-metragem de Duarte Natário e Angela Catlin sobre um dia de vindimas no Douro.

No dia 29, as sessões começam também às 18h30 com O Defumador de Salmão, pequeno documentário de Nikolaj Belzer (Reino Unido) sobre Ole Hansen, defumador artesanal. Segue-se Push Me to the Floor, de Xaver Walser (Suíça) sobre o que torna um vinho extraordinário; e Himself He Cooks, de Valérie Berteau e Philippe Witjes (Bélgica), também um documentário, este sobre as 50 mil refeições gratuitas que são servidas diariamente no Templo Dourado de Amritsar, na Índia.

Sexta, as sessões começam como habitualmente às 18h30, com Muxagat por Grão a Grão, de Maria Braga (Portugal), uma viagem pela Muxagat Vinhos guiada por Mateus Nicolau de Almeida. De França chega um documentário de Sandra Hitouche e Alban Terrier, Uma Questão de Equilíbrio, também sobre vinhos e o sonho de criar um projecto a partir do zero. Continuamos depois em França, mais exactamente em Champagne no documentário Champagne!? de Luk Simoens, para compreendermos melhor o que está por detrás desta bebida única.

A sessão da noite (21h30) começa com Regresso às Origens, documentário que acompanha uma visita dos alunos da escola a uma vinha e adega no Alentejo. E tem como prato principal um filme argentino de Ariel Winograd com o título Um Vinho para Roubar, uma comédia em torno, mais uma vez, do vinho.

No último dia, sábado, o festival apresenta às 17h a performance teatral e musical A Fuga da Galinha (que nos dias 29 e 30 acontece às 18h) , e a partir das 17h30 Château Bellefont-Belcier Saint Émilion Grand Cru Classe, de François Flamand (França), sobre este vinho de Bordéus. E termina com um filme gastronómico, A Viagem dos Cem Passos, de Lasse Hallström, com Helen Mirren no papel da rígida proprietária de um restaurante com estrela Michelin que se deixa abalar nas suas convicções pelo talento de um jovem indiano.

Mas um festival com esta temática e organizado na Escola de Hotelaria não podia deixar de ter comida e bebida. Por isso, todos os dias (com excepção de dia 31) haverá um jantar vínico confeccionado pelos alunos da Escola, sob a orientação dos formadores (João Sá, Luís Figueiredo e Nuno Diniz) e tendo como convidada especial nesta primeira edição a Região Vitivinícola de Lisboa. Dia 28 o tema é Lisboa Menina e Moça, no dia 29 Harmonia a Tinto e Branco e no dia 30 os participantes partirão numa Flavour Odissey

--%>