Fugas - notícias

A

A "comida de rua" estará em destaque no fim-de-semana Nelson Garrido

O mundo vai discutir o futuro do turismo gastronómico no Estoril

Por Alexandra Prado Coelho

Viajar, comer, comer, viajar. Entre 8 e 11 de Abril, o Estoril recebe o Congresso Mundial de Turismo de Culinária. E não é só conversa, há muita comida e até um Festival Europeu de Street Food.

Viajamos para comer? Escolhemos países inspirados pela gastronomia? Não resistimos ao mais recente destino gastronómico de que toda a gente fala? Talvez sejam ainda uma minoria os que viajam (sobretudo) por causa da comida, mas de uma coisa ninguém tem dúvidas: todos nós comemos quando viajamos, e preferimos comer bem. 

Porque existe no mundo uma tendência crescente para o turismo gastronómico que merece ser analisada e debatida, a Aptece – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia vai organizar, entre os dias 8 e 11 de Abril, no Centro de Congressos do Estoril, o Congresso Mundial de Turismo de Culinária.

Quase ao mesmo tempo, entre 4 e 12, e integrado no congresso, acontece o Festival Europeu de Street Food, com roulottes de comida vindas de várias cidades europeias. E também o Congresso dos Cozinheiros, uma iniciativa das Edições do Gosto, se associou ao evento internacional. 

Entre os oradores do World Food Tourism Summit destaca-se Ian Yeomen que, no dia 9 às 10h, irá falar sobre as tendências para o futuro do turismo gastronómico; Matt Goulding, jornalista especializado em temas de comida e co-fundador do site de reportagens Roads & Kingdoms, que no dia 10h às 9h fará uma palestra sobreA Idade de Ouro do Turismo Gastronómico; e Richard Johnson, especialista em street food (é um dos criadores dos British Street Food Awards), tema sobre o qual irá falar no dia 10 às 9h45. 

Há também vários oradores nacionais, entre os quais Nelson Carvalheiro, autor do blogue de viagens com o mesmo nome, o jornalista da TVI Paulo Salvador, que também se dedica a temas de gastronomia, José Borralho, presidente da Aptece, Carlos Coelho, especialista em marcas e estratégias de marketing, além de chefs como Henrique Sá Pessoa e Hélio Loureiro. 

Durante o encontro deverá ainda ser discutida a criação de uma nova entidade para o turismo gastronómico, anuncia a Aptece no site do evento – onde estão todas as informações sobre o programa, horários e preço dos bilhetes. 

A Aptece foi criada em 2012 para trabalhar com o sector do turismo em Portugal e ajudar a desenvolver projectos ligados à promoção da gastronomia — um desses projectos foi a recuperação de tradições culinárias portuguesas —, e candidatou-se à organização do World Food Travel Summit 2015, tendo sido a escolhida para organizar o evento.

World Food Travel Summit 2015: site | facebook

--%>