Fugas - notícias

Porto é oficialmente base da easyJet e nome de avião

Por Fugas

Companhia inaugura base e garante dois aviões na Invicta e seis novas rotas. E vai voar um avião chamado 'Porto'.

Depois de Lisboa em 2012, é a vez do Porto passar a ser base operacional da easyJet. A cerimónia oficial decorreu esta quinta-feira no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e é um sinal, nas palavras da CEO da companhia aérea, Carolyn McCall, de como "Portugal é um mercado estratégico para a easyJet".

A criação da base, com a "colocação de dois aviões A320 em permanência", mais que duplicará as rotas propostas pela empresa na Invicta: para já, há seis novas rotas anunciadas, incluindo-se Estugarda, Londres (Luton), Luxemburgo, Manchester, Nantes e Bristol. Os preços dos voos nesta meia dúzia de novidades variam, por bilhete, entre cerca de 19 e 38 euros. Juntam-se os destinos já existentes: Basileia, Genebra, Londres Gatwick, Paris Charles de Gaulle, Toulouse e Lyon. São "mais 200 mil lugares" previstos para este ano, um aumento de 28%, passando a "mais de 1 milhão de lugares disponíveis". No total, adiantam, um "investimento de 150 milhões de euros".

Segundo avançam em comunicado, o estabelecimento da base, a 25.ª da rede da companhia (a 26.ª "nasce" já dia 31, em Amesterdão), "representa a criação de mais de 80 novos postos de trabalho". E Carolyn McCall fez questão de frisar que todos estes trabalhadores têm "contratos locais e de acordo com as leis portuguesas".

Já o director-geral da easyJet Portugal aproveitou para anunciar uma iniciativa, tão simbólica quanto relevante em termos de imagem: um avião com o nome “Porto” irá "começar a voar por toda a rede easyjet promovendo a cidade em diversas cidades europeias”, disse Javier Gandara. 

Na cerimónia realizada no Porto, além dos representantes da easyJet, houve também comitiva de peso nacional, incluindo altos representantes do Governo (a ministra das Finanças, o secretário de Estado do Turismo, o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações), os presidentes da Vinci Airports (que gere aeroportos lusos) e da ANA Aeroportos de Portugal.

A easyJet, que voa de e para Portugal desde 1999, opera actualmente 48 rotas no país. Além de Porto (onde chegou em 2007), Lisboa, Faro e Funchal, está prestes a estrear-se também em Ponta Delgada: no domingo, 29 de Março, será a primeira "low cost" a ligar o Continente aos Açores - já a Ryanair começa as suas rotas açorianas em Abril.

Porto, 6 novas rotas
(dados divulgados por easyJet)

Nantes: a partir de 30/3, desde 18,49 euros
(segunda, quarta, sexta e sábado) 

Bristol: a partir de 19/04, desde 22,49 euros
(quarta, sexta e domingo)

Londres Luton: a partir de 26/04, desde 23,49 euros
(terça, quinta e domingo)

Manchester: a partir de 24/05, desde 20,49 euros
(terça, quinta e domingo)

Luxemburgo: a partir de 04/06, desde 32,49
(terça, quinta e domingo)

Estugarda: a partir de 05/06, desde 37.49 euros
(segunda e sexta)

 

--%>