Fugas - notícias

  • Alvalade é o epicentro da Lx Week 2015
    Alvalade é o epicentro da Lx Week 2015 DR
  • Biblioteca Nacional. Aqui também local de mostra dedicada a Pardal Monteiro
    Biblioteca Nacional. Aqui também local de mostra dedicada a Pardal Monteiro DR
  • Torre do Tombo
    Torre do Tombo DR
  • LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil
    LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil DR
  • No Centro Comercial Alvalade, a exposição
    No Centro Comercial Alvalade, a exposição "Vanguarda" DR
  • Hospital Júlio de Matos
    Hospital Júlio de Matos DR
  • Biblioteca Municipal dos Coruchéus
    Biblioteca Municipal dos Coruchéus DR
  • Jardim do Campo Grande em destaque. E há também exposição dedicada na Biblioteca Nacional
    Jardim do Campo Grande em destaque. E há também exposição dedicada na Biblioteca Nacional DR
  • Na Reitoria da Universidade de Lisboa, mostra Urban Sketchers
    Na Reitoria da Universidade de Lisboa, mostra Urban Sketchers DR
  • Na estação de Alvalade do Metro,
    Na estação de Alvalade do Metro, "Encontrar Maria Keil" DR

Em Abril, a Lisbon Week leva-nos pelos caminhos da Lisboa moderna

Por Alexandra Prado Coelho

A Lisbon Week está de volta e os bilhetes para as visitas guiadas estão à venda. De 10 a 19 de Abril, celebra-se Alvalade, a(s) obra(s) do arquitecto Pardal Monteiro e muito mais.

O bairro de Alvalade é um bairro moderno. Foi nas décadas de 50 e 60 do século XX que Lisboa começou a alargar-se para aquela zona e surgiram as Avenidas Novas, na altura habitadas por uma população jovem que procurava também novas forma de viver a cidade. É este bairro que, muitas décadas depois, a Lisbon Week quer apresentar a quem vive e a quem visita a cidade.

A programação estende-se de 10 a 19 de Abril e inclui uma grande exposição sobre o arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, autor de muitas das obras emblemáticas que existem em Alvalade, e também uma série de visitas culturais, para as quais estão já à venda os bilhetes.

Há duas visitas em autocarro que percorrem diversos locais. A primeira intitula-se "Lisboa Moderna", tem curadoria de Ana Tostões, e percorre a Biblioteca Nacional de Portugal, a Av. da Igreja, a Igreja de São João de Brito, a Av. Dom Rodrigo da Cunha, a Av. do Aeroporto, o Areeiro,  a Av. João XXI, a Praça de Londres, a Pastelaria Mexicana, a Av. Frei Miguel Contreiras, o Bairro das Estacas, a Av. de Roma, a Rua Frei Amador Arrais, a Escola do Bairro de São Miguel, o café Vavá, a Av. dos EUA, a Av. do Rio de Janeiro, a Av. do Brasil, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o conjunto de edifícios do arquitecto Jorge Segurado e a Reitoria da Universidade de Lisboa.

A segunda visita em autocarro é centrada na obra de Pardal Monteiro, tem curadoria de João Pardal Monteiro, e passa também por alguns dos locais da anterior, como a Biblioteca Nacional, a Reitoria ou o LNEC, mas afasta-se já de Alvalade para visitar outros edifícios importantes para compreender o trabalho de Pardal Monteiro e a sua importância para a cidade, como o Instituto Nacional de Estatística, a Estação do Cais do Sodré, o Hotel Ritz ou a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Existe também a opção de visitar alguns destes edifícios separadamente. As propostas da Lisbon Week são:

- Jardim do Campo Grande, que data do início do século XIX e foi projectado por D. Rodrigo Sousa Coutinho, Conde de Linhares por ordem de D. João VI, tendo ao longo dos tempos sofrido várias alterações.

- O Palácio Pimenta, mandado construir no século XVIII pelo rei D. João V para a sua amante Madre Paula, freira do Mosteiro de São Dinis, em Odivelas, e que é desde 1979 o Museu de Lisboa, reunindo documentos e objectos relativos à história da cidade.

- O Museu Bordalo Pinheiro, que tem mais de 1200 peças de cerâmica e 3000 originais de desenho e pintura da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro.

- A Biblioteca Nacional de Portugal, que inaugurou em 1969 e foi o último grande projecto de Pardal Monteiro, concluído pelo seu sobrinho, António Pardal Monteiro. O edifício, que foi recentemente ampliado e remodelado para poder receber mais livros, tem um design de interiores de Daciano da Costa e faz parte de um conjunto de grandes equipamentos previstos no plano de expansão da cidade, pensado pelo então ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco.

- A Reitoria da Universidade de Lisboa, situada ao fundo da Alameda da Universidade, que foi inaugurada em 1961 completando o projecto criado em 1956 por Pardal Monteiro. Teve a colaboração de vários artistas entre os quais Almada Negreiros.

--%>