Fugas - notícias

Óbidos por amor ao chocolate

Por Fugas

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos dedica-se este ano ao amor e promete novidades, até para melhorar confortos e acesso dos visitantes. Decorre de 16 de Abril a 3 de Maio, de quinta a domingo.
Amor. É este o doce tema da nova edição, a 13.ª, do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos. O certame, que decorre até 3 de Maio (de 5.ª a domingo), costuma receber em volta de 200 mil pessoas, com dezenas de milhar especialmente em cada sábado e domingo.
 
Quem já foi, queixa-se sempre das enchentes e dificuldades de acesso, por isso, este ano, a organização promete um certame "muito virado" precisamente para "o conforto dos visitantes". Para tal, aposta em descentralizar actividades e noutra política de preços de acesso.  
 
Agora, o chocolate corre da cerca do castelo por várias ruas da cidade e freguesias do concelho. Tudo para, resumiu à Lusa o presidente da câmara local, Humberto Marques, "levar as pessoas a descobrir Óbidos a partir do chocolate", incentivando os visitantes a apreciar "o património e casario que existe para além da Rua Direita". 
 
O programa é um mundo de tentações, incluindo degustações e harmonizações, curso de chocolateria e cozinha ao vivo, workshops, exposição de esculturas de chocolate (todas amorosas, de Pedro & Inês a Amor Puro ou Corações), o Concurso Internacional Chocolatier, cake design, concertos e espectáculos (incluindo "Inês de Portugal" pelo grupo Fatias de Cá) e até massagens e outras experiências spa achocolatadas (no Marriott Praia D’el Rey e no Evolutee Royal Óbidos). Em vários restaurantes, não faltam propostas com muito chocolate nas ementas. Já para as crianças, além de tudo, há a Casa de Chocolate, com actividades dos 3 aos 12 anos. 
 
Haverá mesmo uma passagem de modelos de chocolate em Olho Marinho, nos Olhos de Águas, fonte onde "Dom Pedro e Dona Inês viveram encontros idílicos". Já em Gaeiras, sugere-se visitar as ginjeiras em flor e saber mais da ginja.  
 
Os bilhetes de acesso variam nesta edição conforme o dia da semana, também para tentar contrariar as "grandes concentrações e filas ao fim-de-semana": 5 euros às quintas e sextas, 7 ao sábado, 8 ao domingo e feriado (crianças dos 6 aos 11 anos de 3 a 5 euros). À 5.ª e domingo das 10h às 20h, 6.ª e sábado das 10h às 22h. Para os munícipies, é gratuito à 5.ª e 6.ª. Os bilhetes podem ser comprados online.
 
--%>