Há novidades no Mercado Municipal de Algés (Oeiras), que, remodelado e com novas áreas, abriu portas esta semana seguindo a fórmula já experimentada noutros mercados pelo país: o casamento de novas tendências de restauração e lazer com a permanência das bancas clássicas (que, aqui, até tem mais espaço do que antes).
O mercado dos anos de 1950, agora modernizado, passa a incluir também dezena e meia de espaços gastronómicos e lojas que envolvem uma praça central com mesas - a capacidade é de 500 pessoas sentadas.
Entre as estrelas, Miguel Laffan e o seu Chicken All Around, o sushi do Sushic ou o leitão da Bairrada (Mister Pig), os gelados da Artisani e esplanadas. Mas há mais: Atalho do Mercado e Atalho Burguer House, Pizza2, Peixe ó balcão, a Banca do Petisco, NaTábua, Wheel (iogurte gelado), Walkamole (mexicano) ou Mercado dos Bolos.
Há ainda esplanada e promete-se uma agenda de "actividades culturais, musicais e eventos temáticos".
Para a autarquia, a concessão de exploração desta nova área do mercado deve-se à "constante diminuição da actividade comercial nestes espaços". "A nova área de restauração funcionará como um polo atractivo de novos clientes, renovando clientes, revitalizando o comércio, quer no interior do Mercado de Algés quer no comércio tradicional da envolvente", defende a autarquia, citada pela Lusa.
A concessão foi conquistada pela empresa Naipe d'Emoções em concurso público. "As expectativas são grandes. É um mercado totalmente renovado, por isso só posso pensar no sucesso. Algés estava a ficar bastante desertificado e a nossa proposta será a de puxar pessoas e revitalizar o local, por isso todas as pessoas devem ficar contentes", comentou Vera Brás, da concessionária.
"No Mercado de Algés. Está bem?" é o slogan do novo espaço, que usa também como mote, incluindo nas paredes, "comer.beber.amar", versão do título do célebre livro de Elizabeth Gilbert, que deu também origem a um filme.
O mercado funciona de domingo a quinta das 10h às 23h e sexta, sábados e vésperas de feriados das 10h à 1h.