Fugas - notícias

Fim-de-semana de conservas na Foz do Douro

Por Fugas

O Forte de S. João Baptista, no Porto, é cenário de um festival de conservas. Até 12 de Julho.

São as “Conservas no Castelo” e prometem-se mais de cem pratos. O evento decorre de 9 a 12 de Julho, no Forte de São João Baptista, na Foz do Douro.

Para os visitantes, promete a organização, há à escolha, por 12 bancas numa área gastronómica, pratos "confeccionados de diversas formas e feitios, pela mão de alguns dos melhores chefes de cozinha do país". A matéria-prima principal, claro, são as conservas nacionais. 

Há ainda cozinha ao vivo, sempre às 18h30, com António Vieira (do BH Foz, dia 9), Marco Gomes (do Foz Velha, dia 10), Camilo Jana (Cafeína, dia 11) e cozinha do Edifício Transparente (dia 12).

Além de também se poderem comprar conservas e vinhos e outros produtos da região, o fim-de-semana no forte inclui ainda música: dia 11 Orfeão da Foz do Douro (19h30) e dia 12 a  Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal (16h30).

O evento decorre das 15h às 22h nos dias 9 e 10 e das 11h às 22h nos dias 11 e 12.  A entrada é gratuita .

O 1.º festival Conservas no Castelo resulta de uma parceria da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe com a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde - integrando as locais festas de São Bartolomeu. O objectivo passa por promover as conservas e demonstrar que "são uma iguaria a explorar". 

--%>