"As melhores praias do mundo". Os tops assim denominados ou em variações similares multiplicam-se. Portugal não se pode queixar: costuma estar bem representado nas listas. E, mais uma vez, surge em destaque numa selecção da influente revista Condé Nast Traveler, aqui na sua edição para Espanha.
Desta feita, o top dos jornalistas da CNT é até muito pessoal: cada um escolheu a sua praia preferida no mundo. E é assim que, graças à escolha da jornalista Sara Morillo, surge mais uma praia algarvia num top praias. A "honra" cabe agora à Praia da Fábrica, também conhecida como praia da Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António.
"Desde 2006 que fujo a cada Verão para a fronteira entre Huelva e o Algarve", escreve Sara. "Aí descobri aquela que hoje sinto como a minha praia. Talvez não seja a mais bonita (que é), nem a mais virgem (que o é também), mas é a metáfora da minha felicidade", realça.
A praia da Fábrica, na Ria Formosa, além da grande extensão, águas tépidas e calma e beleza natural, tem a particularidade de não ser sítio para multidões, até porque o acesso tem que se lhe diga. É acessível a pé pelo sapal mas só em maré baixa, porque antes ou depois só mesmo de barco de pescador (custa 1,60 euros a viagem).
Por isso também, a jornalista espanhola refere que o acesso à praia ,"ilha deserta de areias brancas e margem infinita", tem "a sua liturgia". A sua recomendação final é para saborear conquilhas e ostras no restaurante local.
As recomendações pessoais da redacção da CNT
Espanha: Cala Saona (Formentera), Catedrales (Galiza), Barra (Galiza), Cala Pregonda (Menorca), Conchas (Lanzarote), Bolonia (Cádis)
Portugal: Praia da Fábrica
Itália: Marina Piccola (Capri)
EUA: Pelican Point (Bahamas)
Chile: Anakena (ilha da Páscoa), Pucón
México: Tulum (Riviera Maya),
Zipolite (Oaxaca)
Nicarágua: San Juan del Sur
Peru: Máncora